Abiquim 50 anos

Notícias

EPS no combate à fome e ao desperdício de alimentos

12/12/2014

O Brasil e o mundo desperdiçam quase 1/3 do total de alimentos produzidos. Um dos caminhos para evitar esse tipo de perda (que resulta em gastos públicos) está nas embalagens e o EPS (poliestireno expandido, mais conhecido como Isopor®) figura com destaque.

Além de manter os alimentos protegidos em toda a cadeia logística (do produtor ao consumidor final), preservar sua qualidade e aumentar sua vida útil, as embalagens possibilitam que os alimentos sejam levados para locais longínquos, onde muitas vezes,  não chegariam em condições de serem consumidos sem a proteção de embalagens.

 Ao armazenar alimentos, as embalagens de EPS mantêm a temperatura, a umidade e a higiene, ampliando o tempo de vida, a qualidade e preservando boa parte dos nutrientes e do peso dos alimentos.

Para os produtores, as embalagens de EPS proporcionam facilidade e durabilidade durante o transporte e empilhamento dos alimentos, já que o material possui alta resistência.

 
As frutas acondicionadas e transportadas em EPS duram cerca de 20% a mais de tempo nas prateleiras dos estabelecimentos onde são comercializadas. No acondicionamento de uvas, por exemplo, existe também uma menor perda de água e vitamina C da fruta. Estudos de centros de pesquisa e universidades comprovam ainda a superioridade das características de conservação pelo EPS.

De acordo com o Korean Food Research Institute, que estuda tecnologias de base sobre o armazenamento, segurança e distribuição de alimentos, o percentual de vitamina C de frutas e legumes, após uma semana de armazenamento em embalagens de EPS é 40% maior se comparado as de frutas armazenadas em outros tipos de embalagens.

As embalagens de EPS também trazem uma impressão positiva no aspecto visual e de higiene, melhorando a competitividade do produto, tanto no mercado interno, quanto na exportação.

Vale lembrar que o EPS é 100% reciclável e que deve ser descartado adequadamente na coleta seletiva para que seja transformado em um novo produto.

Ver todas