APLICAÇÕES

APLICAÇÕES

São diversas as aplicações do EPS mais conhecido como Isopor®. Podemos agrupá-las em categorias principais e deixar claras as propriedades que tornam o Poliestireno Expandido ideal para cada uma delas:

ALIMENTAÇÃO

Caixas térmicas e conservadoras

As caixas térmicas e conservadoras são destinadas para uso profissional e doméstico. É própria para acondicionamento de produtos 'in natura' e perecíveis garantindo sua integridade no transporte e armazenamento, e também Isolamento térmico ideal para conservar alimentos e bebidas por mais tempo.

CONSTRUÇÃO CIVIL

A flexibilidade e praticidade do poliestireno expandido (EPS) possibilitam projetos cada vez mais inovadores, econômicos e sustentáveis. As aplicações em lajes, forros, telhas térmicas, sancas, molduras e revestimentos são ótimos exemplos, e não paramos por aqui!

As inovações do EPS Isopor® na construção civil vêm substituindo muitos materiais e otimizando os métodos construtivos no mundo todo. Nós podemos destacar inúmeros benefícios e diferenciais do EPS para a arquitetura, engenharia e construção, compondo desde a estrutura até os acabamentos da obra.

Fabricado conforme as características técnicas e densidades necessárias para cada projeto, as vantagens do EPS Isopor® na construção civil incluem:

  • Economia com mão de obra, permitindo aplicação ágil e simples;
  • Redução do desperdício de materiais, se destacando pela alta resistência mecânica;
  • Prevenção de acidentes durante a obra, reduzindo o uso e os deslocamentos de andaimes;
  • Segurança e redução dos riscos de incêndio, uma vez que o EPS Isopor® utilizado na construção é auto extinguível e previne que o fogo se alastre rapidamente;
  • Redução do peso estrutural da obra, considerando que o EPS Isopor® é 98% composto de ar;
  • Compatibilidade com diferentes tipos de materiais;
  • Sustentabilidade, uma vez que o poliestireno expandido é 100% reciclável.

Os sistemas construtivos com EPS são alternativas pra construção civil de maior agilidade e redução no custo da obra e ainda geram benefícios de conforto térmico e acústico. São eles:

Painéis monolíticos

São placas de EPS com telas metálicas travadas em si. Na obra, o produto é revestido com argamassa para acabamento final.

Painéis monolíticos

Painéis isotérmicos

São compostos por placas de EPS e chapas metálicas. São práticos e fáceis de instalar, e recomendados para uso em indústrias de alimentos e bebidas, laticínios, câmaras frias, divisórias, indústria farmacêutica, entre outros, por possuírem alto isolamento térmico.

Wall System

Lajotas de EPSAs lajotas de EPS são usadas para construção de lajes. Possuem as seguintes características, vantagens e benefícios:

  • Menos carga nas estruturas e fundações;
  • Lajes até 60% mais leves;
  • Menor consumo de aço e concreto;
  • Economia de mão-de-obra;
  • Economia nas fôrmas e escoramentos;
  • Menor prazo para a montagem das lajes;
  • Flexibilidade de medidas;
  • Facilidade no manuseio e no transporte;
  • Melhor aderência dos revestimentos;
  • Precisão milimétrica;
  • O fator água X cimento mantém-se constante, o que proporciona cura adequada do concreto nas lajes.

O Geofoam é uma solução geotécnica para estabilização de solos moles com blocos de EPS (poliestireno expandido) ou Isopor®. Seu baixo peso aliado à boa resistência mecânica o torna ideal para utilização em aterros na construção de estradas, cabeceiras de pontes e viadutos, ferrovias, auditórios, contenção de muros, além de proporcionar execução fácil e rápida.

A solução construtiva denominada Geofoam, se baseia em equilibrar as cargas no aterro, ao substituir todos os materiais pesados por blocos ou placas de EPS, sendo assim o solo mole sofre somente o impacto do peso da estrutura de pavimentação.

GeofoamPrincípios construtivos:

O Geofoam é geralmente composto por um núcleo, constituído por camadas de blocos de EPS, uma geomembrana (PEAD - polietileno de alta densidade), um geotêxtil e uma camada de proteção mecânica que pode eventualmente ser de concreto armado, assim como material convencional compactado (terra, areia, brita, etc), de acordo com o projeto geotécnico. Benefícios:

  • Leveza;
  • Não agride o meio ambiente;
  • Alta resistência mecânica;
  • Permite execução sob condições climáticas adversas;
  • Rapidez na execução obra;
  • Excelente durabilidade.

Concreto leve com EPSO Concreto leve com EPS é um concreto versátil que pode ser utilizado de diversas maneiras e moldado em diversos formatos e tamanhos. Podemos considerar o EPS como um agente gerador de vazios para o concreto, já que em sua composição, o EPS possui 98% de ar.

Vantagens:

  • Redução significativa da densidade aparente do concreto;
  • Agilidade na movimentações de peças pré fabricadas;
  • Excelente resistência mecânica para aplicações não estruturais e até estruturais (conforme projeto);
  • Excelente performance de isolamento térmico, reduzindo custos com energia elétrica;
  • Reduzida absorção de umidade, implicando em maior durabilidade para o concreto;
  • Utilização sem alterar os métodos de fabricação convencionais.

As vantagens mais evidentes da utilização do EPS em concreto leve decorrem da redução da massa específica do concreto, já que o peso próprio das obras de concreto tem grande participação na carga total da estrutura. Esta redução resulta em ganhos significativos de custos com fôrmas e escoramentos, redução de custos com transporte e agilidade para movimentações de materiais pré moldados permitindo estruturas mais leves e esbeltas, elevando a produtividade na construção civil.

MoldurasEsta linha inclui molduras externas e internas, em EPS com e sem revestimento cimentício. É leve, resistente, requer reduzida mão-de-obra de aplicação e pouco tempo para execução, com excelentes resultados arquitetônicos. Durabilidade e facilidade para aplicação de revestimento final são outras de suas características.

EMBALAGENS

Os profissionais de logística apostam cada vez mais no EPS Isopor®, como solução para o armazenamento e o transporte correto dos produtos das linhas branca, marrom e verde.

Apesar de ser leve (98% composto por ar), o EPS Isopor® possui alta capacidade de proteção contra impactos, choques e desgastes mecânicos. Além disso, o material é fácil de manusear, 100% reciclável, isolante térmico e flexível, atendendo a diferentes linhas de produtos:

  • Linha branca (máquinas de lavar louça, secadoras, geladeiras, fogões, micro-ondas, etc.);
  • Linha marrom (TV, DVD, decodificadores, etc.);
  • Linha verde (computadores, impressoras, e small aplliances, como multiprocessadores, cafeteiras, liquidificadores, etc.).

Além dos produtos mencionados, o EPS pode ainda ser usado na agricultura e agronegócio, como no caso das bandejas para mudas, que otimizam a produção agrícola a partir do desenvolvimento de canteiros móveis, que trazem inúmeras vantagens aos produtores, como por exemplo, os de hortaliças.

As bandejas racionalizam a formação de mudas e proporcionam plantas de qualidade, uniformes, bem desenvolvidas e sadias, consequentemente, lavouras mais uniformes e produtivas.

SAÚDE

Um dos principais fatores na proteção dos medicamentos é a embalagem utilizada durante a fase de transporte e de armazenamento dos produtos. As caixas aplicadas ao setor da saúde devem atender a uma séria de normas e especificações, que são determinantes para a eficácia dos tratamentos.

Higiene, resistência mecânica, alto isolamento térmico, inocuidade e baixa absorção de água estão entre as características essenciais para essas embalagens, e nos quesitos qualidade e segurança, o EPS Isopor® é mundialmente reconhecido como a melhor solução!

É extremamente importante entende as particularidades e necessidades do processo logístico de medicamentos, desenvolvendo soluções cada vez mais eficientes e completas.

OUTRAS APLICAÇÕES

Além das aplicações já mencionadas do EPS na construção civil, embalagens e mobiliários, o material ainda possui outras possibilidades de utilização.

Cenários para teatros, produtos náuticos, modelagem de peças para protótipos no setor de usinagem estão entre as alternativas para um material tão versátil. Do lazer ao educacional, passando pelo comercial, o EPS sempre estará presente, estimulando nossa criatividade.

Também são indicados para projetos especiais de outros segmentos que necessitam de uma embalagem funcional para proteger de sujeiras, umidade e vibrações no transporte.

PapelariaNas escolas os trabalhos de artesanato, maquetes, materiais para festas e decoração, o EPS faz parte do dia a dia trazendo soluções para a sua criatividade.

Podem ter vários formatos, tamanhos e espessuras. Exemplos:

  • Placas;
  • Bolas;
  • Cones;
  • Bolos falsos.

FlutuadoresPela eficiência e diversidade nas aplicações, o EPS é um produto adequado para aplicação na área de ancoradouros e flutuadores individuais, pois tem flutuação positiva, é inerte ao meio ambiente e reciclável.

O EPS também é utilizado na fabricação de pranchas de surf e stand up.

Granulado para embalagemGranulado é uma pequena peça extrudada em EPS desenvolvida para proteger seus produtos em quaisquer condições de transporte. Por sua forma, se ajusta perfeitamente à peça transportada, absorvendo todos os choques que a carga possa receber. Outra característica é que o granulado praticamente não absorve água, mantendo seu peso específico e permitindo, assim maior economia no custo do transporte.

EMPRESAS DA COMISSÃO