NOTÍCIAS

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho (28/4): Termotécnica evolui na jornada de prevenção de acidentes

Empresa reconhecida por dois anos com o selo ouro do Prêmio Proteção Brasil tem queda no índice de acidentes com afastamento e suas 5 unidades estão no menor nível de ocorrência de acidentes definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) tem um significado especial para a Termotécnica. A empresa, maior fabricante de embalagens de EPS na América Latina, tem registrado uma jornada de melhoria contínua no desempenho de segurança, com queda no índice de acidentes registráveis com afastamento. Este contexto posiciona os indicadores da Termotécnica no mais baixo nível de ocorrência de acidentes definido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A empresa tem operações complexas de produção onde atuam cerca de mil colaboradores. Algumas unidades contaram com um desempenho diferenciado nos últimos anos: Manaus completou 2 anos sem acidades com afastamento; Rio Claro encerrou o exercício de 2022 com uma redução de 50% nas ocorrências de segurança e Petrolina chegou a atingir 6 anos sem acidades com afastamento em 2021.

Na Termotécnica, os eventos anuais de segurança - Sipamaq (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade) – são idealizados com temáticas populares, que engajam os colaboradores. Outro diferencial da empresa é a forte atuação de sua CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) e a participação ativa das brigadas de incêndio em todas as unidades.

No ano de 2021, a Termotécnica recebeu o segundo selo ouro no Prêmio Proteção Brasil – um dos maiores reconhecimentos empresariais de segurança do país – pela contribuição de sua CIPA no engajamento dos colaboradores por um ambiente mais saudável e seguro.

“A autonomia e a autoridade da CIPA para implementar ações é uma catalizadora da prevenção, valorizando seus membros e contribuindo com a cultura da segurança na empresa. Os indicadores de segurança e saúde acima da média refletem o comprometimento dos colaboradores e a gestão estratégica na Termotécnica”, destaca Regina Zimmermann, Diretora de Operações.

O presidente da empresa, Albano Schmidt, enfatiza que a visão da Termotécnica pressupõem a preocupação e o cuidado com a integridade das pessoas no ambiente de trabalho. “Isso faz com que nosso propósito de ser uma empresa de classe mundial onde as pessoas tenham prazer e orgulho de trabalhar seja colocado em prática”, acrescenta.

 

 

Ver todas