NOTÍCIAS

Canaletas ISOBaldrame® proporcionam benefícios à obra

O produto do Grupo Isorecort substitui o método convencional de execução de vigas baldrame com caixaria. Seus benefícios vão da sustentabilidade à dispensa de impermeabilização

Construtores que utilizam as canaletas ISOBaldrame® jamais voltam ao sistema convencional das fôrmas em madeira. São muitas as razões, entre elas facilidade de montagem, dispensa da desforma e redução de resíduos e de tempo de obra. O produto nasce do recorte em formato de “U” de blocos de EPS de média densidade.

A engenheira Karen Peroni, Supervisora de Projetos e Desenvolvimento do Grupo Isorecort, aponta, a seguir, os principais motivos para a substituição da tradicional caixaria pelas canaletas ISOBaldrame®.
 

Ambientalmente sustentável


As canaletas ISOBaldrame® são incorporadas à viga baldrame, resultando numa obra limpa, sem resíduos. Já as fôrmas em madeira – caixaria – empregadas para a execução das vigas acarretam importantes danos ao Planeta. Apesar de se tratar de recurso renovável, é essencial evitar o desmatamento. Nos canteiros, a madeira gera resíduos e desperdício, onerando a obra com a contratação de caçambas adicionais e a destinação correta.

“Nas obras convencionais, as vigas baldrame têm dimensões muito específicas, o que restringe as possiblidades de reutilização da caixaria em outros projetos. Mas, ainda que esse grande volume de sobras possa ser novamente usado, a madeira acaba sendo descartada quando termina seu tempo de vida útil, que é bastante limitado”, diz a engenheira.
 

Nas obras convencionais, as vigas baldrame têm dimensões muito específicas, o que restringe as possiblidades de reutilização da caixaria em outros projetos, Karen Peroni


Redução do tempo de obra


Obras com caixaria utilizam mais mão de obra e mais tempo. Os carpinteiros se ocupam de cortar a madeira e montar as fôrmas, utilizando ferramentas e pregos. O serviço exige que ele deixe as peças no prumo e esquadro, alinhadas, caso contrário as vigas baldrame ficam tortas, comprometendo a estrutura. Esse é um processo demorado.

“As canaletas ISOBaldrame® são produzidas com seção interna dimensionada de acordo com o projeto enviado pelo cliente ao Grupo Isorecort. Chegando no canteiro, basta posicionar as peças no local onde serão executadas as vigas baldrame”, fala a engenheira.
 

As canaletas ISOBaldrame® são produzidas com seção interna dimensionada de acordo com o projeto enviado pelo cliente ao Grupo Isorecort. Chegando no canteiro, basta posicionar as peças no local onde serão executadas as vigas baldrame, Karen Peroni


A montagem é muito simples. As canaletas em EPS são colocadas sequencialmente sobre lastro de areia, que cumpre o papel de nivelamento do solo. “Não há necessidade de travamento entre uma peça e outra, pois a própria armadura que é inserida vai enrijecer junto com o concreto. As canaletas ISOBaldrame® não ficam soltas, mas consolidadas pela armadura e concretagem”, ensina. Portanto, proporcionam significativa redução de mão de obra e de tempo de execução das vigas baldrame.
 

Dispensa a impermeabilização


Propriedade técnica de destaque do EPS é sua baixa absorção de água. Como as canaletas ISOBaldrame® são incorporadas às vigas baldrame, não é necessário impermeabilizar a área – uma exigência do método convencional.

“Essa é uma solução interessante para qualquer porte e tipologia de obra, porque a maioria das patologias das edificações mais antigas se deve à presença de umidade que, em geral, chega às paredes por capilaridade (movimento ascendente da água). Não se trata de um problema estrutural, mas de falta de impermeabilização das vigas baldrame executadas com caixaria, gerando nas paredes mofo e bolor, o que impacta a saúde dos moradores”, ressalta.

A dispensa de impermeabilização propiciada pelas canaletas ISOBaldrame® colabora com a redução de tempo de obra e de custo com o impermeabilizante.
 

ISOBaldrame® é inerte e customizável


As canaletas em EPS aderidas às vigas baldrame resultam em uma obra mais limpa e sustentável. Por se tratar de material inerte, não polui o solo, a água e o lençol freático. É também, 100% reciclável.

A ISOBaldrame® pode ser customizada, com medidas especiais de acordo com o projeto do cliente encaminhado ao Grupo Isorecort.
 

Leia também:
 

ISOBaldrame® em “J” são fôrmas em EPS ideais para vigas de borda
Canaleta em EPS ISOBaldrame® reduz custos e tempo de montagem

Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br

 

 

 

 

 

 

Ver todas