NOTÍCIAS

Na Interplast 2022 espaço Recicla Plástico mostrou como as embalagens recicladas se transformam em novos produtos

Termotécnica prospectou novas oportunidades para fornecimento do REPOR, matéria-prima de origem 100% desenvolvida a partir de embalagens pós-consumo recicladas

A Termotécnica, em parceria com a Unigel, apresentou o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico –, realizada de 5 a 8 de abril, em Joinville (SC). No local o público pode conhecer os equipamentos e processos de reciclagem dos plásticos e os produtos fabricados com matérias-primas resultantes da reciclagem destes materiais. Apresentando o caso de sucesso da parceria com a Unigel para fornecimento de matéria-prima 100% reciclada para fabricação de componentes de refrigeradores, a Termotécnica prospectou novas oportunidades para fornecimento do REPOR, desenvolvido a partir das embalagens pós-consumo.

Na abertura da Feira o presidente da Termotécnica e presidente do SIMPESC (Sindicato da Indústria do Plástico do Estado de Santa Catarina), Albano Schmidt, afirmou que “a Interplast vem, ao longo de mais de 20 anos, se consolidando como uma vitrine do nosso setor dando visibilidade a essa indústria que reúne quase 11 mil indústrias no país, empregando mais de 320 mil pessoas, movimentando uma imensa cadeia econômica. Santa Catarina sozinha corresponde a 16% do volume de transformação de plástico do país”. 

E complementou: “Os materiais plásticos compõem quase tudo o que está em nossa volta, transportando, protegendo e acondicionando produtos imprescindíveis para a vida moderna, como alimentos e água potável. Mas todos nós, como sociedade, temos que estar conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem, seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. Mas para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições para esta destinação correta dos materiais, com um sistema de gestão de resíduos, de coleta e reciclagem  como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.”

No Espaço Recicla Plástico o público da Interplast pode conhecer como a economia circular é realizada na prática, da coleta das embalagens pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos. É o caso do sucesso da parceria da Termotécnica com a Unigel para transformar embalagens em EPS pós-consumo em matéria-prima reciclada para produção de peças técnicas de eletrodomésticos. Ou seja, o EPS que embala e protege um refrigerador, após seu consumo é coletado e reciclado pela Termotécnica que transforma em nova matéria-prima comercializada com a marca REPOR.


Por sua vez, o REPOR é um componente que a Unigel incorpora na produção do ECOGEL®, matéria-prima de origem 100% reciclada e que vem sendo utilizada por fabricantes de eletrodomésticos e de outros segmentos para a produção de componentes das suas linhas de produtos.  “Na produção do nosso ECOGEL®, o REPOR da Termotécnica é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados à novos produtos, como é o caso de eletrodomésticos”, comenta o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.

Desta forma, Unigel e Termotécnica estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável.  “Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde uma concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida como embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, da Termotécnica.

Com realização da Termotécnica e patrocínio da Unigel, o Espaço Recicla Plástico contou com o apoio da Abiplast, Projeto Isopor Amigo, CNRPlas, Messe Brasil, Revista Plástico Sul, Simpesc e Odnum

 

Sobre a Unigel

 

A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).

Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura.

Tendo como pilares estratégicos a sustentabilidade e a inovação, a Companhia desenvolve tecnologias e produtos que visam o bem-estar econômico, social e ambiental. Como reconhecimento pelas práticas sustentáveis na cadeia produtiva e também pelos programas de responsabilidade social desenvolvidos junto às comunidades em que atua, foi certificada pela Ecovadis na categoria ouro.  

Em 2020, a Unigel lançou a linha de produtos Ecogel, que transforma plásticos reciclados pós-consumo e resíduos pós-industriais em produtos. Com o Ecogel, a Companhia atua diretamente na promoção da economia circular, estimula a logística reversa e incentiva o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades envolvidas em todas as etapas do ciclo de vida do produto.

 

Sobre a Termotécnica

 

Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 60 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS no país com soluções de embalagens para diversos segmentos: linhas branca e marrom, agronegócio, fármaco, automotivo, entre outros. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Para dar uma destinação ambientalmente correta e sustentável ao EPS pós-consumo, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 44 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – cerca de 1/3 de todo o material consumido no país. O Programa Reciclar EPS é de fato a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem, o EPS é transformado novamente em matéria-prima para outras aplicações.

* isopor é uma marca registrada por terceiros

 

Ver todas