NOTÍCIAS

Termotécnica amplia exposição internacional da marca DaColheita com participação na Fruit Logística Berlin 2022

DaColheita amplia exposição internacional com participação na Fruit Logística Berlin 2022


Desde 2018 já são mais de 4 mil toneladas de frutas brasileiras exportadas nas conservadoras em EPS para países em todo o mundo

Desde que iniciou sua participação em eventos internacionais como a Fruit Logística, em Berlin, Alemanha, e a Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, com a marca DaColheita, a Termotécnica vem ampliando sua atuação na comercialização de conservadoras para exportações de frutas. Em quatro anos já são mais de 1 milhão de conservadoras DaColheita utilizadas na exportação de mais de 4 mil toneladas de frutas premium brasileiras para países de toda a Europa, como França, Espanha, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá. Entre as principais frutas acondicionadas nas conservadoras DaColheita estão manga, limão e uva. Mas também já estão sendo utilizadas na exportação de pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia, entre outras.

As soluções DaColheita estarão em exposição na Fruit Logistica Berlin 2022, de 5 a 7 de abril, no Pavilhão Brasil junto a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), onde serão apresentadas todas as soluções pós-colheita do portfólio da empresa. 

Após quase dois anos sem eventos presenciais por conta da pandemia por Covid-19, esta será a 5ª edição que a Termotécnica participa da Fruit Logística, maior feira de produção e tecnologias para frutas no mundo, realizada em Berlin, Alemanha.  “Nosso objetivo nestas feiras é, junto ao produtor brasileiro, destacar para o importador os benefícios da linha DaColheita. Apresentamos os resultados de testes e quantificamos os ganhos de acordo com cada realidade, como redução no frete e aumento de shelf-life”, afirma o diretor Superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

 

Soluções DaColheita valorizam as frutas brasileiras nos mercados internacionais

 

As soluções DaColheita fabricadas pela Termotécnica estão obtendo grande aceitação no mercado de agrobusiness por valorizar a fruta brasileira, permitindo atender mercados mais distantes mantendo a qualidade por mais tempo. Desenvolvendo as conservadoras em EPS, a companhia tem trabalhado com produtores e traders parceiros para contribuir com a ampliação da participação das frutas brasileiras nos mercados internacionais.

O aumento do shelf-life em até 30% em relação a outros tipos de embalagens possibilita a exportação para locais distantes, com longo transit time. Permite ainda o uso em vários modais de transporte, com funcionalidades adequadas aos processos e qualidades das frutas.

Para atender ao exigente mercado europeu os produtores de frutas brasileiras para exportação têm uma atenção especial com o pós-colheita, além da excelência em todas as etapas de produção. As frutas exigem todo um cuidado, desde a seleção na hora da colheita até a sua exposição para o consumo. Nesse contexto, a escolha da embalagem adequada é de extrema importância para a manutenção térmica durante todo o processo e garantia de um produto de qualidade no PDV.

Pensando nessa qualidade, da produção da fruta premium no campo até a mesa do consumidor, as soluções DaColheita têm sido um diferencial que agrega muito valor, performando em toda a cadeia: no embalamento da fruta,  na facilidade e no custo/benefício da logística de transporte, no  armazenamento e no varejo.

A embalagem é um veículo importante de posicionamento e de comunicação destes benefícios e agregação de valor. Toda a tecnologia de conservação e o design das soluções em EPS DaColheita são patenteados e propiciam aos  clientes comunicar ao mercado esses diferenciais de qualidade das frutas brasileiras.

Os clientes relatam as vantagens das conservadoras em EPS DaColheita em relação a outros tipos de embalagens. Os benefícios quanto aos custos logísticos da conservadora em EPS DaColheita em relação a outros materiais são comprovados. Dependendo do tipo de fruta, em comparação com as embalagens em papelão, por exemplo, as conservadoras em EPS são até 60% mais leves, o que representa também em torno de 6% de economia no frete aéreo.

Testes de transporte e armazenamento de mangas realizados com as conservadoras DaColheita concluíram que ela é a melhor opção no comparativo com caixas de papelão, conservando o frescor da fruta por muito mais tempo.

As soluções de embalagens em EPS DaColheita proporcionam ganhos efetivos e aumento da competitividade para os negócios de exportação:
 

• Redução significativa de perdas nos embarques de longa distância.

• Conservação da temperatura, sem quebra de frio na cadeia, e menor desidratação da fruta.

• Menor custo no frete aéreo, com quilos a menos por pallet, gerando economia no custo total do frete.

• Valorização da fruta no ponto de venda, com ganho de market-share.

 

Reciclagem e redução da pegada ambiental no transporte de frutas

 

Um aspecto importante para atender ao mercado externo, principalmente na Europa, é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como logística reversa das embalagens e diminuição do desperdício em toda a cadeia são cada vez mais importantes. “O mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Em termos de sustentabilidade, as caixas conservadoras DaColheita contribuem em três frentes:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras. A Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens.

2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribuição para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

 “Nossa abordagem ambiental traz a economia circular na prática. Inclui uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa, reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo é uma solução diferenciada e inovadora para este mercado e que atende às exigências por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, conclui Albano Schmidt.

Para saber mais sobre a estratégia sustentável da Termotécnica acesse a íntegra do Relatório de Sustentabilidade da companhia, clicando aqui .

 

Ver todas