NOTÍCIAS

Sustentáveis, molduras em EPS já são realidade na construção civil

Peças proporcionam vantagens em relação às molduras de gesso e podem ser personalizadas de acordo com o projeto

As molduras em EPS (popularmente conhecido como “isopor”) com revestimento já são realidade em fachadas de edifícios ou residências, beirais, portas, janelas, muros, colunas de sustentação e em várias outras aplicações na construção civil. Além de melhorar a estética dos ambientes internos e externos, deixando-os mais modernos e elegantes, estas peças reúnem algumas vantagens em relação às molduras de gesso. Elas possibilitam uma instalação mais simples e rápida, são mais baratas e, como se não bastasse, são alternativas duráveis e sustentáveis.

“A escolha por produtos ecologicamente corretos e a redução de custos são demandas atuais de quem constrói ou reforma. Por isso, as molduras em EPS estão sendo cada vez mais utilizadas pelos construtores”, afirma a Engenheira Karen Peroni, do Grupo Isorecort.

No Brasil, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, da Abrelpe, foram coletados 47 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição no Brasil em 2020, ou seja, 221,2 kg/habitante.

De acordo com Karen, diferentemente da moldura de gesso, que é um material pulverulento, ou seja, que levanta poeira de espessura fina durante a aplicação, a de EPS não gera descarte de resíduos. “Trata-se de um material 100% reciclável, composto por 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima e que não emite CFC (clorofluorcarbono) em seu processo produtivo", explica.

Outra aplicação importante da moldura em EPS acontece nas áreas molhadas como banheiros e terraços, e nas casas de praia (mais propensas à umidade). “Por sua baixa absorção de água e por não se deteriorar com a umidade, o EPS não propicia a proliferação de bolor e bactérias. Além disso, o produto tem aditivo antichamas é de fácil aplicação”, pondera a Engenheira.

 

Personalização de molduras conforme o projeto

 

Com mais de 120 modelos disponíveis em catálogo e 3 tipos de acabamentos, o Grupo Isorecort oferece ao cliente a possibilidade de escolha de molduras personalizadas, de acordo com a necessidade do projeto.

A linha ISODecor® conta com tecnologias exclusivas de acabamento. O de melhor acabamento é a opção elastomérica, mais flexível, com argamassa polimérica. Já a moldura com acabamento e argamassa cimentícia, mais rígida, oferece um bom acabamento. Finalmente, a peça com acabamento jateado e revestimento cimentício, mais rígido, proporciona um resultado mais rústico.

 

Fabricação sustentável

 

As sobras coletadas do processo de fabricação dos produtos do Grupo são recicladas internamente, sem gerar o descarte de resíduos. Além disso, a companhia implementou um sistema de logística reversa junto aos seus clientes, cooperativas credenciadas e parceiros, promovendo a conscientização ambiental e o reaproveitamento do material. Mais informações podem ser encontradas em: www.isorecort.com.br e https://materiais.isorecort.com.br/catalogo.

Sobre o Grupo Isorecort – Um dos principais transformadores de EPS (isopor) do país. É líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais. Fundado há mais de 15 anos, está presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, o Grupo integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.

Ver todas