NOTÍCIAS

Transporte de pescados: 5 Vantagens da caixa térmica de EPS Isopor®

Transporte de pescados: 5 Vantagens da caixa térmica de EPS Isopor®

Peixes, crustáceos, moluscos e frutos do mar são alimentos altamente perecíveis e sensíveis às mudanças de temperatura. Assim, a atenção com o armazenamento e o transporte de pescados é essencial para garantir a qualidade do que chega até à mesa do consumidor.

Desde a escolha do veículo até a escolha do melhor material para a embalagem devem estar de acordo com as normas e regras da ANVISA, evitando qualquer risco de contaminação ou problemas de qualidade dos alimentos.

Entenda o que é preciso considerar em seu processo logístico, além de como as caixas térmicas de EPS Isopor® podem te ajudar!
 

Normas de qualidade para o transporte de pescados

Cada tipo de alimento possui diferentes especificações quanto à temperatura, iluminação, ventilação, e outros fatores que devem ser considerados em toda a logística dos produtos. Em razão da sua fácil e rápida deterioração, o transporte de pescados possui regras mais rigorosas e sistemáticas.

Confira algumas normas importantes:

•  Todos os pescados devem sempre ser transportados frescos, refrigerados ou congelados, conforme as particularidades de cada item. A temperatura indicada pode variar entre 10ºC e -18ºC;

•  Os veículos utilizados no transporte de pescados devem apresentar superfície interna feita de material liso, resistente, impermeável, atóxico e lavável;

•  Todos os veículos são obrigados a ter controle de temperatura, com termômetro calibrado, além de estrados, prateleiras, caixas e ganchos removíveis – de forma a facilitar a limpeza e desinfecção;

•  O arrefecimento (refrigeração) do interior do veículo sempre deve ser realizado depois da higienização e antes do carregamento, para amenizar as variações de temperatura;

•  Todos os pescados devem ser transportados em embalagens fechadas, impermeáveis, atóxicas e resistentes a qualquer tipo de contaminação;

•  É proibido o transporte de pescados e alimentos crus em uma mesma cabine com pessoas, animais vivos ou produtos prontos para consumo.

Como você pôde perceber, a escolha da embalagem e do veículo não só faz a diferença, como é um requisito básico para o adequado transporte de pescados. Nesse quesito, as caixas de EPS Isopor® são grandes aliadas, atendendo às normas de qualidade e da vigilância sanitária. Entenda como!
 

As vantagens do EPS Isopor® para o transporte de pescados

Não é história de pescador! Os benefícios do EPS no armazenamento e transporte de pescados são mundialmente reconhecidos e contribuem com cada etapa do processo. Entre as principais vantagens, nós podemos destacar:

• Alto isolamento térmico
Com baixo coeficiente de condutibilidade térmica, as caixas de EPS Isopor® são ideais para o transporte de alimentos que não podem sofrer grandes variações de temperatura, garantindo a conservação desde o processo de estocagem até o manuseio pelo consumidor.

• Higiene
O EPS (poliestireno expandido) é um material atóxico e inócuo, previne a proliferação de microrganismos e apresenta fácil limpeza e higienização, reduzindo qualquer risco de contaminação durante o armazenamento e o transporte de pescados.

• Praticidade e flexibilidade
As embalagens de EPS Isopor® são leves, fáceis de manusear e apresentam possibilidade de empilhamento otimizando todo o processo logístico de alimentos e outros produtos. Além disso, as caixas desse material estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos e padrões, se adequando às necessidades de cada aplicação.

• Resistência
Além de leves e flexíveis, as embalagens utilizadas no armazenamento e transporte de pescados também devem apresentar alta resistência contra impactos, umidade e variações de temperatura. As caixas de EPS cumprem com todos esses requisitos, protegendo os produtos de danos e problemas de qualidades com eficiência.

• Sustentabilidade
Cada vez mais relevante, a sustentabilidade é uma preocupação de consumidores e empresas. 98% composto de ar, as embalagens de EPS Isopor® para o transporte de pescados ainda são 100% recicláveis e podem ser reaproveitadas de diversas formas!

Quer saber mais sobre as vantagens e características técnicas que o EPS oferece para esse segmento? Entre em contato com a equipe de especialistas da Knauf e tire suas dúvidas!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/knauf/transporte-de-pescados-5-vantagens-da-caixa-termica-de-eps-isopor

Ver todas