NOTÍCIAS

Moldura de EPS valoriza fachadas de hotel e mall em Campinas

Localizadas dentro de um moderno complexo de convenções, as obras optaram pela solução em EPS devido a vários benefícios. Estética e fácil instalação são alguns

Vinicius Veloso e Hosana Pedroso

Moldura de EPS valoriza fachadas de hotel e mall em Campinas As molduras de EPS garantiram diferenciação estética ao projeto (Fotos: Divulgação/Grupo Isorecort)

Distante 90 km da cidade de São Paulo e a cinco minutos do centro de Campinas, o Royal Campinas Convention Business & Hotels é um moderno complexo de convenções. Inaugurado em 2018, o empreendimento tem ampla infraestrutura para sediar diferentes eventos. São 51 salas e foyers que totalizam 13,5 mil m². O grande destaque fica por conta do Salão Monumental, maior espaço nobre de eventos do Brasil, com 4,5 mil m² e capacidade para receber 5 mil pessoas (no caso de auditório) ou 9 mil em shows.

Além do espaço para convenções, o complexo conta ainda com hotéis, escritórios, salas corporativas, praça central, heliporto e um mall com áreas de gastronomia e conveniência.

Foto: Divulgação/Grupo Isorecort

Neste ano, foram finalizados os projetos do Hotel Contemporâneo e do Mall, que receberam poliestireno expandido (EPS) nas molduras que valorizam as fachadas. “Em ambas as obras, o maior desafio foi atender à solicitação do cliente que almejava um projeto moderno e com estilo único”, conta o engenheiro Fábio José da Silva, gerente de Construção da OR.
 

"Nessa obra, o maior desafio foi atender à solicitação do cliente que almejava um projeto moderno e com estilo único", Fábio José da Silva

 

De acordo com o profissional, a decisão de utilizar a volumetria na fachada foi tomada com o objetivo de transmitir toque pessoal aos prédios. “Além disso, os projetos foram elaborados visando rapidez, limpeza e diminuição do número de mão de obra no canteiro, reduzindo o risco em relação à segurança do trabalho”, conta. Daí a escolha do poliestireno expandido, material capaz de agregar todas essas características e, também, atender à necessidade estética do projeto arquitetônico.

As molduras de EPS têm facilidade de instalação e a versatilidade de receber qualquer acabamento. “Há ainda os benefícios da qualidade, custo relativamente baixo e redução no número de profissionais envolvidos na aplicação”, enumera o engenheiro. Para o Hotel Contemporâneo e o Mall foi especificado o EPS do tipo 1F, com dimensões de 1000x600x250mm. “O volume total utilizado nas obras foi de 399,50 m³”, afirma.

A aplicação das molduras se deu logo após a cura da massa do revestimento externo. “O primeiro passo foi a aplicação de uma camada fina de argamassa colante na fachada e no verso da peça para dar aderência”, conta. Quando eram necessários cortes, foi utilizada ferramenta própria para o poliestireno expandido, que resultou em acabamentos de melhor qualidade. Por se tratar de material bastante moldável, qualquer ajuste do tipo pode ser feito no próprio canteiro sem qualquer problema.

Entre uma peça e outra era aplicado rejunte juntamente com uma tela de reforço. Já o alinhamento das placas foi conferido com uma régua de alumínio. “Em seguida, usamos espuma molhada para retirada de todo o excesso de rejunte e argamassa colante. Por fim, a execução do acabamento aconteceu com textura projetada”, diz o engenheiro.

O período total para finalização da instalação da moldura foi de cerca de três meses, contados após a data de recebimento do EPS no canteiro. “O Grupo Isorecort ofereceu material de qualidade, com ótimo atendimento e curto prazo de entrega, respondendo a todas às necessidades da contratante”, finaliza da Silva.
 

"O Grupo Isorecort ofereceu material de qualidade, com ótimo atendimento e curto prazo de entrega, respondendo a todas às necessidades da contratante", Fábio José da Silva
 

A obra

Contratada pela Royal Palm Plaza Participações e Empreendimento, a obra teve como responsável pela incorporação e construção a OR Empreendimentos Imobiliários e Participações.

O Hotel Contemporâneo tem área total de 10.638,72 m² e foi entregue em 2019, tendo subsolo, térreo e seis pavimentos tipo. São 310 quartos, além de restaurante, ático e cobertura. O estacionamento é em conjunto com o Mall, que tem área total de 4.542,46 m² e 54 lojas distribuídas entre o subsolo e o térreo.

Para conhecer mais sobre o Grupo Isorecort, acesse o site www.isorecort.com.br

 

 

 

 

Ver todas