Abiquim 50 anos

Notícias

Entenda os diferentes tipos de plástico reciclável

02/09/2019

Entenda os diferentes tipos de plástico reciclável

Muitos questionam o consumo de plástico, alertando sobre os impactos ambientais. Mas será que o problema está na produção e utilização do material? Diferentes tipos de plástico já se mostraram importantes aliados dos mais diversos segmentos, desde o artesanato, até as embalagens e as aplicações industriais. Mas e nós? Estamos sendo justos?

A Knauf sempre ressalta que o descarte adequado e a reciclagem desses materiais são a chave para a proteção do nosso meio ambiente e, ao mesmo tempo, para a otimização dos processos produtivos e a vida útil de materiais, ferramentas e produtos feitos de plástico.

Você sabia que existem tipos de plástico 100% recicláveis? O material é dividido em duas categorias: termoplásticos e termorrígidos, os termoplásticos podem ser completamente reciclados quando expostos a altas temperaturas.

No Brasil, a norma técnica do plástico (NBR 13.230:2008) separa os plásticos recicláveis em 6 tipos, seguindo os critérios internacionais: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS. Quando você compra uma embalagem ou produto de plástico, por exemplo, há sempre um símbolo triangular, com um número dentro, já reparou? Essa é a indicação de qual tipo de plástico foi empregado em sua fabricação. Entenda a diferença entre cada um deles!

• PET ou PETE (Polietileno Tereftalato)

PET ou PETE (Polietileno Tereftalato)

Um dos tipos mais utilizados e reciclados, tanto pelas indústrias como pelos consumidores, o PET é aplicado na fabricação de garrafas de refrigerantes e água, potes de manteiga de plástico e embalagens de produto de limpeza, por exemplo.
 

• PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

O PEAD é outro plástico aplicado em garrafas, porém é utilizado na fabricação de embalagens de suco, óleo, detergente, frascos de shampoo e garrafas plásticas de leite.
 

• PVC (Policloreto de Vinila)

PVC (Policloreto de Vinila)

Resistente e com longa durabilidade, o PVC pode ser utilizado desde em pacotes de alimentos de cor clara, e objetos para a sinalização de trânsito, como cones, até em acessórios para a construção civil, como canos e tubulações.
 

• PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

Ideal para baixas temperaturas, o PEBD é especialmente utilizado em embalagens de alimentos congelados, além de lonas agrícolas e rótulos de brinquedos.
 

• PP (Polipropileno)

PP (Polipropileno)

Altamente resistente a choques mecânicos, o PP, na sua forma expandida, é principalmente utilizado em peças técnicas e embalagens retornáveis para a indústria automobilística, mas também tem grande utilidade em outros setores que necessitam um material de grande durabilidade e ótimo custo benefício. A produção de canudos de plástico, potes, fraudas e, inclusive, carcaças de baterias automotivas, são apenas alguns exemplos.
 

• PS (Poliestireno)

PS (Poliestireno)

Flexível e isolante térmico, o poliestireno é o plástico que dá origem ao famoso EPS Isopor®. Aqui no blog, nós já abordamos inúmeras possibilidades que esse material oferece para diferentes segmentos, entre elas: caixas térmicas, brinquedos, além de materiais para a construção civil, como forro, telhas e revestimentos.
 

• Outros plásticos

Outros plásticos

Além dos 6 materiais que citamos, você ainda pode encontrar a numeração 07, referente a produtos fabricados a partir de uma combinação de diferentes tipos de plástico reciclável, como garrafas de água reutilizáveis.

Vale ressaltar que cada um desses materiais ainda pode passar por diversos tipos de processamento, resultando em produtos com diferentes características técnicas. Alguns exemplos são a moldagem por injeção, moldagem por extrusão, rotomoldagem e moldagem por sopro (expansão). No caso do EPS, especialidade da Knauf Isopor®, o plástico passa por um processo de expansão e pode ser tanto moldado como recortado, atendendo às necessidades de cada aplicação.
 

A reciclagem dos plásticos

Agora que você já conhece os diferentes tipos de plástico reciclável, não deixe de descartar esses materiais de forma adequada. Basta depositar seus produtos em uma lixeira destinada aos plásticos, geralmente da cor vermelha, ou ainda na Ponto de Coleta Seletiva mais próximo! Assim, o plástico pós-uso pode ser descontinuado e reciclado adequadamente, aplicado na fabricação de novos produtos, colas, solventes, solas de sapato e, inclusive, energia elétrica térmica.

Quer saber mais? Confira nosso eBook exclusivo sobre o processo de reciclagem do EPS Isopor®!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/sustentabilidade/entenda-os-diferentes-tipos-de-plastico-reciclavel

 

Ver todas