NOTÍCIAS

Município de Indaial e Termotécnica fazem parceria para reciclagem de EPS (isopor®)

Sabe aquela embalagem de isopor® de quando compramos um refrigerador ou uma televisão? Ela pode ser 100% reciclada e virar novas embalagens e produtos, evitando que essa matéria-prima vá para um aterro. Mas como proceder para dar a destinação correta e contribuir com essa prática sustentável? Em Indaial (SC), o acordo entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, e a Termotécnica, maior recicladora de EPS - sigla para poliestireno expandido - do país, está viabilizando a coleta e destinação do produto, proporcionando assim a economia circular na prática e em total conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para que a política se torne efetiva, tudo o que atualmente vai para o lixo mas não é lixo precisa passar a ser coletado e reciclado. Nessa situação se enquadra o EPS, produto usado principalmente em embalagens e na construção civil e que é a base das soluções desenvolvidas pela Termotécnica. Inodoro, o EPS não contém gás CFC ou qualquer um de seus substitutos, também não contamina o solo, a água ou o ar. No entanto, como qualquer resíduo plástico, quando descartado de forma incorreta, pode causar danos à natureza.

Na parceria com a Prefeitura de Indaial, a Termotécnica se encarrega de fazer a coleta do EPS sempre que o montante separado e classificado pela Associação Participativa Recicle Indaial (Apri), cooperativa de triagem do Município, atingir o volume aproximado de 60 m³. Dessa forma, é viabilizado o seu destino correto através da reciclagem e reintroduzindo o material na cadeia produtiva do plástico. Além de gerar renda para os cooperativados, essa parceria evita que o EPS pós-consumo seja destinado aos aterros onde ficaria indefinidamente.

A Prefeitura orienta que os pequenos geradores do Município coloquem o isopor® normalmente no dia da coleta seletiva. "Se as embalagens verdes entregues mensalmente não forem suficientes, o morador pode colocar em outra sacola, pois o material será recolhido da mesma forma. Apenas é necessário dispor no dia correto da coleta seletiva", explica o secretário Jonas Lima. Já para os grandes geradores, como lojas, a Secretaria solicita que o material seja levado de segunda a sexta na Associação Participativa Recicle Indaial, um ponto de entrega voluntária localizado na rua Anna Bauer, 280, Warnow. "O isopor está cada vez mais presente no dia a dia. É amplamente utilizado em embalagens de alimentos ou para proteção de aparelhos eletrônicos e itens frágeis. Conseguir essa parceria com a Termotécnica foi muito importante, pois além de o material ser reciclado devidamente ele deixa de ir para o terreno sanitário", frisa o secretário.

 

Sobre a Termotécnica
 

Com fábricas e unidades de reciclagem em cinco estados brasileiros, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material. De acordo com a Plastivida - Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, no Brasil, apenas 34,5% do EPS pós-consumo é reciclado. Um terço de toda essa reciclagem é feita pela Termotécnica. Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre.

A companhia possui um portal (reciclareps.com.br/ondereciclar) para busca de recicladores no Brasil e exterior, parceiros que fazem a economia circular do EPS acontecer na prática. Albano Schmidt, presidente da companhia, destaca que o Reciclar EPS é um programa fundamental, que abrange a inclusão social e gera oportunidade de cidadania e bem-estar para muitas famílias, como as dos catadores e recicladores de lixo. Desde sua criação, a iniciativa pioneira no País gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias. "Acompanhamos o ciclo de vida do produto e trabalhamos em busca de soluções inovadoras e positivas para todos", argumenta.

 

Ver todas