Abiquim 50 anos

Notícias

5 Aplicações do poliestireno expandido na arquitetura

07/08/2019

5 Aplicações do poliestireno expandido na arquitetura

Aqui no Mundo Isopor®, nós já explicamos as inúmeras vantagens que tornam o poliestireno expandido (EPS) um grande aliado da construção civil, revolucionando a engenharia e a arquitetura de obras de todos os portes e estilos.

100% reciclável, o EPS já se tornou uma tendência no segmento, seguindo os conceitos e princípios da construção sustentável. Presente tanto na estrutura como na decoração dos ambientes, o material é reconhecido como uma alternativa prática, rápida e econômica para valorizar os detalhes de áreas internas e externas.

Entre os diferenciais que o poliestireno expandido oferece para arquitetura e construção, podemos destacar:

 • Flexibilidade e praticidade;
 • Alta resistência mecânica;
 • Baixa absorção de água;
 • Prevenção contra mofo e umidade;
 • Fácil limpeza e conservação;
 • Durabilidade;
 • Leveza e agilidade na aplicação;
 • Economia com mão de obra;
 • Sustentabilidade.
 

Destaques do poliestireno expandido na arquitetura

1. Sancas

As sancas são um elemento primordial para a elegância e a harmonia dos ambientes, seja na arquitetura clássica, barroca, gótica ou moderna. Como uma alternativa econômica e mais prática do que outros materiais, as molduras de EPS Isopor® para sancas e rebaixamento de teto podem ser recortadas e adaptadas conforme o projeto arquitetônico, possibilitando ambientes modernos e intimistas.

As características técnicas do material, como durabilidade e praticidade, ainda previnem reformas recorrentes e promovem uma obra mais limpa e ágil.

Sancas

Conheça 3 combinações de sancas de poliestireno expandido para o seu projeto!

2. Molduras

Além do rebaixamento de teto e das sancas, as molduras de poliestireno expandido podem ser aplicadas em janelas, portas, rodapés, platibandas, beirais e colunas, refinando e renovando os ambientes.

Seja para obras comerciais, edifícios, casas, ou cenografia, a moldura e o roda-meio de EPS Isopor® apresentam grande precisão nos detalhes, com a possibilidade de personalização e corte de acordo com o projeto.

Além disso, o EPS pode ser aplicado em superfícies planas com ou sem revestimento, se adequando bem a qualquer tipo de material.

Molduras

Confira as principais técnicas de aplicação das molduras de EPS Isopor®!

3. Forro

Outro elemento decisivo para a estética, a iluminação e o conforto térmico e acústico dos ambientes, é essencial que o forro atenda de forma completa às particularidades da obra, como localização, proposta arquitetônica, nível de exposição ao sol e proporção dos espaços. Assim, escolher o melhor tipo de forro é uma das etapas mais importantes do planejamento de obras.

Nesse quesito, além de ser até 150% mais econômico do que outros materiais, o poliestireno expandido apresenta vantagens como praticidade para as instalações elétricas e possibilidade de ampliação e iluminação do espaço.

Forro

Líder mundial em processamento de EPS, a Knauf Isopor® desenvolveu duas linhas de forro que se adequam a todos os tipos de obra. Conheça os diferenciais do Forroterm® e do Styroforro®!

4. Revestimentos

As pastilhas são caras, a madeira não é prática e a tinta, por si só, não traz o diferencial que você espera para as paredes da sua obra, assim, o que antes era feito com pedra, madeira, cimento, ou gesso, agora também segue a linha da construção sustentável, com aplicações de poliestireno expandido em diversas opções de revestimento.

Como o material possui baixa absorção de água e previne o mofo e a umidade, essa opção pode ser aplicada tanto em áreas úmidas como secas, em ambientes internos e externos.

Revestimentos

Confira 3 opções de revestimento de poliestireno expandido para valorizar a sua obra!

5. Decoração

Esse é o momento de dar um toque especial aos ambientes, colocando a personalidade do cliente nos pequenos detalhes.

A flexibilidade, facilidade de manuseio e a adequação a diferentes tipos de materiais, tornam o EPS um ideal também para a elaboração de elementos decorativos personalizados, com inúmeras possibilidades para seus ambientes. Letreiros, arranjos florais, porta-retratos e preenchimento de puffs e almofadas são apenas algumas delas!

Decoracao

Confira ideias simples e econômicas de decoração com poliestireno expandido!

E então, conseguiu algumas inspirações para seus projetos? Não deixe de compartilhar suas ideias e seus resultados aqui com a gente!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/curiosidades/5-aplicacoes-do-poliestireno-expandido-na-arquitetura

Ver todas