Abiquim 50 anos

Notícias

Parede com umidade: Entenda as causas e soluções

08/07/2019

Parede com umidade: Entenda as causas e soluções

Manchas, pintura descascada, mofo, ferrugem, queda de reboco e comprometimento das estruturas da construção estão entre os principais sinais de uma parede com umidade, que prejudica não só a obra, como também a saúde de quem está no ambiente.

Para te ajudar a evitar dores de cabeça e complicações com esse tipo problema, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber para identificar as causas e a melhor solução para uma parede com umidade. Entenda como prevenir e eliminar esse transtorno!

O que pode provocar a umidade na parede?

Identificar a origem do problema é o primeiro passo para corrigi-lo de forma eficiente. Assim, é sempre importante realizar um diagnóstico do que pode estar por trás dessa umidade. Entre as causas mais comuns, podemos citar:

 • Lajes e fundações sem a devida impermeabilização;

 • Vazamento em calhas;

 • Telhas quebradas;

 • Acúmulo de água no ambiente;

 • Trincas e rachaduras do lado externo que possibilitam a passagem de água da chuva;

 • Vazamento em tubulações.
 

Tipos de umidade

Conforme as diferentes causas, há diferente tipos de umidade que podem surgir na construção. Entenda como identificar e diferenciar cada um:

1. Umidade por capilaridade

Neste caso, a parede com umidade apresenta manchas contínuas em sua parte inferior, que também podem ser percebidas no chão. Isso porque a umidade por capilaridade tem origem no solo da construção, sendo especialmente comum em áreas térreas, sótãos e estacionamentos, por exemplo.

2. Umidade por infiltração

Como o próprio nome indica, a parede com umidade por infiltração apresenta vazamentos ou entradas de água que vêm de ambientes externos, encanamentos ou áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. Essa é a principal origem de problemas como o comprometimento da pintura e das estruturas da obra.

3. Condensação de umidade

A condensação do vapor de água nos ambientes é especialmente comum em áreas próximas a janelas ou áreas frias, com pouco sol e umidade elevada, como banheiros. Nesse caso, as manchas costumam aparecer em forma circular, prejudicando a superfície da parede e promovendo o desenvolvimento de mofo na região.
 

Como tratar a parede com umidade?

A partir da detecção da causa e do tipo de umidade, é muito mais simples aplicar a melhor solução, que deve, primeiramente, resolver a origem do problema, seja uma infiltração, um vazamento, ou a falta de ventilação adequada no ambiente. Afinal, uma solução superficial funciona apenas temporariamente.

Após esse processo, os próximos passos são limpar a região para eliminar e prevenir o mofo, realizar a correta impermeabilização na área e refazer os acabamentos da parede.

Especialmente para as áreas externas e úmidas, usar revestimentos apropriados é a melhor opção, garantindo maior proteção e durabilidade.

O próprio EPS Isopor® é cada vez mais aplicado em revestimentos para ambientes internos e externos, com vantagens que o destacam entre os materiais tradicionais no mercado, como:

 • Isolamento térmico

 • Baixa absorção de água

 • Inocuidade (evita a proliferação de microrganismos);

 • Prevenção contra mofo e umidade;

 • Alta durabilidade e resistência;

 • Flexibilidade e diferentes opções de design;

 • Leveza e praticidade de instalação;

 • Sustentabilidade (material 100% reciclável);

 • Economia com material e mão de obra.

Além disso, os sistemas construtivos que utilizam blocos de EPS Isopor® para a estruturação de paredes já se tornaram uma tendência em diferentes países do mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Dê uma olhada em nosso artigo sobre paredes de EPS Isopor® para conhecer essa técnica!

E então, conseguiu identificar a causa da sua parede com umidade? Não se esqueça que é sempre importante contar com a ajuda de um especialista para prevenir problemas futuros e até mesmo o agravamento do problema!

Agora, se quiser saber mais sobre como o EPS pode contribuir com suas obras, confira nosso top 5 artigos sobre o EPS Isopor® na construção civil e entenda as inúmeras possibilidades que esse material tem a oferecer!

 

Ver todas