Abiquim 50 anos

Notícias

Parede de EPS Isopor®: Conheça as vantagens e aplicações

05/06/2019

Se você acompanha o Mundo Isopor®, já conhece inúmeras aplicações do poliestireno expandido (EPS) no segmento da construção civil. Hoje, nós trouxemos mais uma utilidade desse material capaz de agregar grandes vantagens para a sua obra: a parede de EPS Isopor®. Já ouviu falar?

Mundialmente reconhecida e especialmente comum em países como Estados Unidos e China, a parede de EPS Isopor® tem o objetivo de potencializar o isolamento térmico e acústico dos ambientes, bem como agilizar e reduzir os custos da construção. A solução é recomendada para todos os tipos de obra e apresenta dois sistemas construtivos diferentes. Entenda como funciona cada um deles e quais são suas vantagens!

Como funciona a aplicação da parede de EPS Isopor®?

A parede de EPS Isopor® pode ser composta de duas formas:

 - A partir de blocos de poliestireno expandido, que se encaixam de forma similar às peças de lego e são alinhados conforme o desenho da planta;

 - A partir de painéis de EPS com duas grelhas aramadas, que substituem os tijolos tradicionais.

Ambos os sistemas possuem fácil fixação e trazem ótimos benefícios para o projeto, reduzindo o peso da estrutura e o uso de vigas, ferro, cimento e madeira, sem prejudicar a resistência da edificação.

“Algumas pessoas ainda questionam a fragilidade do EPS na construção civil porque remetem as aplicações à imagem do EPS que utilizamos diariamente. No entanto, o produto utilizado é específico para o segmento”, explica Patrícia Silvério, executiva de Marketing da Sto, líder mundial na produção de sistemas de revestimentos de fachadas com isolamento térmico.

O EPS pode ter uma série de variações de densidade, de acordo com a aplicação e necessidade. “Quanto mais denso o material, mais rígido será e com características diferentes, como melhor reflexão do som e melhor isolação térmica.

Quais são as vantagens da parede de EPS Isopor®?

1) Isolamento térmico, reduzindo os gastos de energia com climatização;

2) Prevenção do mofo e da umidade, já que o EPS não absorve água e não prolifera fungos e bactérias;

3) Economia com materiais e mão de obra, devida a agilidade e praticidade de aplicação;

4) Redução dos deslocamentos e uso de andaimes na construção, prevenindo acidentes;

5) Retardação de chamas, uma vez que o EPS Isopor® fabricado para essa aplicação é auto-extinguível e previne que o fogo se alastre rapidamente;

6) Resistência mecânica e alta durabilidade;

7) Redução do peso estrutural da obra, considerando que o EPS é 98% composto de ar;

8) Adaptação a diversos tipos de materiais, como tinta e papel de parede;

9) Sustentabilidade, já que o poliestireno expandido é 100% reciclável.

De acordo com a executiva de Marketing da Sto, “além de contribuir com o isolamento térmico, ser leve e sustentável, a parede de EPS Isopor® traz vantagens por ser livre de CO², mais econômica, prática para a decoração dos edifícios e utilizar menos água do que a argamassa”.

Soluções para construções de alvenaria

Mesmo que a sua obra tenha sido construída a partir dos métodos tradicionais e seja formada por alvenaria, ainda é possível contar com as propriedades do EPS Isopor® para garantir isolamento térmico e acústico, bem como prevenir o mofo e a umidade em seus ambientes!

Você pode tanto aplicar placas de EPS Isopor® sob as paredes de tijolos comuns, que devem receber argamassa e pintura posteriormente, como também optar por revestimentos de EPS Isopor®, reconhecidos por seu apelo estético e funcional. Ambas as opções contribuem com o acondicionamento e a durabilidade da sua construção.

Além disso, soluções como o concreto leve, o forro e as telhas desse material também contribuem com a eficiência da sua parede de EPS Isopor®.

Agora, para garantir a qualidade das aplicações e todas as vantagens que comentamos, o primeiro passo é buscar um fornecedor confiável, que tenha experiência na fabricação de EPS para a construção civil e ofereça produtos em conformidade com todas as normas técnicas.

Além disso, em seu planejamento de obras, é importante calcular a quantidade de placas necessárias e avaliar a necessidade de algum padrão específico. Caso você tenha alguma dúvida sobre as inúmeras possibilidades que o EPS Isopor® traz para a construção civil, converse com um de nossos especialistas e saiba mais!

Para mais informações, acesse: https://www.mundoisopor.com.br/

Ver todas