NOTÍCIAS

Solvente de goma de mascar é utilizado para reciclar EPS e PC

Pesquisadores da Polysolve (Bélgica), financiados pela União Europeia (UE), desenvolveram um método para reciclagem de embalagens e caixas de poli(estireno expandido) (EPS) graças a um solvente usado em gomas de mascar. Atualmente o projeto está em discussão em diversas empresas de materiais plásticos e de reciclagem para comercializar a tecnologia.

Instalações que utilizam uma grande quantidade de EPS (como portos) foram incentivadas a criar pontos de coleta do resíduo. O desenvolvimento gira em torno de um processo novo que utiliza um solvente biodegradável para extrair especificamente EPS e policarbonato (PC) de fluxos de resíduos mistos resultando em polímeros
reciclados comparáveis em pureza e desempenho a materiais virgens.

Ação pró-reciclagem do EPS

Para ressaltar a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância e as possibilidades de reciclagem do EPS, a Plastivida e a Comissão de EPS da Abiquim firmaram uma parceria que tem como objetivo informar à população que se trata de um plástico que deve ser coletado seletivamente com os demais, para ser encaminhado para a reciclagem.

PLÁSTICO INDUSTRIAL - NOTÍCIAS - São Paulo - SP - OUT/2015 - Nº 206 - Pág. 11 e 12

Ver todas