Abiquim 50 anos

Notícias

Reciclagem e transformação do EPS pós-consumo em novos produtos e soluções

26/06/2015

Termotécnica conscientiza, estimula e disponibiliza pontos de coleta e usinas de reciclagem, atendendo de forma inovadora e pioneira, à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos)

Ao sair da fábrica, eletrodomésticos, refrigeradores e fogões são embalados em EPS –  sigla para poliestireno expandido, conhecido como isopor®. Ao comprá-los, o consumidor recebe um volume grande deste produto, que protege seu transporte. Mas na hora do descarte, muitas vezes fica em dúvida de qual o destino correto para o EPS. Vai para o lixo comum? Será que ele é reciclável?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o EPS é um material 100% reciclável. De acordo com a Plastivida – Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos, no Brasil, em 2013, foi reciclado 34,5% do EPS pós-consumo. A partir de um trabalho de Logística Reversa, 13.570 toneladas do produto, utilizado para embalagem deixaram de ir para aterros e voltaram para o mercado com valor agregado.
 
Engajamento pela reciclagem
Com a implantação da logística reversa das embalagens e atendendo às diretrizes da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o Programa Reciclar EPS da Termotécnica compreende desde a fase do recolhimento do EPS pós-consumo. Disponibiliza mais de 1.200 pontos de coleta e atua em parceria com 370 cooperativas de reciclagem em todo o país.
Desde 2007, a Termotécnica já reciclou mais de 30 mil toneladas de EPS, o que correspondente a 30% de todo o EPS que é reciclado no país.
O EPS recolhido é encaminhado para as usinas de reciclagem mantidas pela empresa, uma delas localizada em Joinville (SC), onde é produzida a nova matéria-prima, que será reintroduzida no mercado a partir de novos produtos, como molduras para quadros e rodapés de parede.

Portal orienta e facilita
Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica lançou o Portal Reciclar EPS. A partir dowww.reciclareps.com.br, qualquer pessoa ou empresa em todo o Brasil pode encontrar o ponto de coleta e reciclagem mais próximo.
Com estas iniciativas, a sustentabilidade ganhou relevância e passou a ser considerada um objetivo estratégico no modelo de negócio da empresa.
 
Números representativos
- Mais de 30 mil toneladas de EPS reciclado pela empresa desde 2007
- Empregos gerados: 100 empregos diretos/ano e 5000 famílias envolvidas.
- Eficiência energética: Redução de 1/3 em energia e insumos
- Pontos de Coleta de EPS: Mais de 1.200
- Cooperativas envolvidas: 370
- Utilização de matéria prima: Redução de 20% de matéria prima virgem substituída por EPS pós-consumo.
- Beneficiadas: estudantes, comunidade e organizações comunitárias

Ver todas