Abiquim 50 anos

Notícias

Principais tecnologias do EPS na construção são apresentadas por especialistas em São Paulo

16/03/2015

O 1º Workshop Internacional sobre Tendências do EPS como Solução Construtiva ressaltou o viés de sustentabilidade do material na construção civil.

No dia 9 de março, o Brasil sediou o 1º Workshop Internacional sobre Tendências do EPS como Solução Construtiva, realizado na sede Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química, em São Paulo. O evento apresentou as mais novas tecnologias e aplicações do EPS (sigla do poliestireno expandido, no Brasil conhecido popularmente como IsoporⓇ, marca registrada da empresa Knauf) na construção civil, as tecnologias disponíveis no mercado, os avanços da indústria brasileira e as oportunidades desse segmento, principalmente quando o assunto é a Construção Sustentável.

Considerado um dos produtos que mais se destaca nesse segmento, e baseados em estudos que comprovam que sua utilização em edificações pode promover até 30% de economia de energia, as aplicações do EPS vão desde o enchimento de lajes, telhas, sistemas construtivos, concreto leve, forros, estabilização de solos (Geofoam), entre outras.

Especialistas abordaram esses pontos em suas apresentações durante o workshop. Odair Teixeira, consultor técnico da Bmeister, colocou em discussão o tema chave do evento e falou aos participantes sobre as tendências da utilização do EPS nas construções sustentáveis pela eficiência na redução de consumo energético que as aplicações comprovadamente proporcionam.

O executivo abordou as vantagens oferecidas pelo sistema construtivo termoacústico e da aplicação do EPS como elemento de enchimento de lajes. Em ambas as técnicas, o foco é a adaptação de uma estratégia de conforto térmico com o objetivo de diminuir o consumo de energia elétrica com condicionadores de ar e aquecedores.

Sócio fundador e CEO da Exacta, empresa com mais de 20 anos de experiência e líder na América do Sul no desenvolvimento da tecnologia do sistema construtivo ICF, Sebastian Goldberger, apresentou o sistema e suas vantagens durante sua palestra. O executivo explanou sobre esta solução construtiva para paredes estruturais ou de vedação, que integra a estrutura e isolamento térmico em uma única etapa revolucionando modelos convencionais de residências, empresariais, comerciais ou públicos com apelo sustentável.

Representando a Termotécnica, Adriano Dessimoni, diretor comercial, apresentou aos presentes o sistema construtivo Monoforte, que pode ser usado como alvenaria estrutural ou de vedação em todos os tipos de edificações. De acordo com Dessimoni, a maior perda de energia térmica ocorre pelas paredes das habitações. Esse fator pode ser drasticamente reduzido através desses sistemas, que pode possibilitar a geração de economia de até 42% de energia dependendo da região e do clima, além de um isolamento térmico 65% mais eficiente.

Em sua palestra, Nicolás Schultz, da STO, com coordenação da Knauf Isopor, explanou sobre o EIFS (Exterior Insulation and Finish System), sistema de revestimento que a partir da modificação estrutural do projeto, proporciona às edificações benefícios como isolamento térmico, acústico, proteção contra radiação (UVA, UVB), melhor qualidade de ar, além de proteger a edificação e o usuário e oferecer conforto e bem estar. O sistema diminui os custos totais do ciclo de vida, proporcionando eficiência energética e durabilidade para a construção. Sistemas EIFS estão disponíveis em duas opções, EIFS com sistemas de drenagem (StoTherm NExT seguinte) e sistemas de barreira EIFS (StoTherm Classic).

A última palestra do workshop foi ministrada pelos executivos da Odebrecht, Dante Venturini de Barros e Milton Paulino da Costa Júnior, que explanaram sobre os processos envolvidos no Geofoam, uma solução geotécnica para estabilização de solos moles com blocos de EPS, utilizada para a execução de aterros na construção de estradas e estabilização de encostas.

Ao final do evento, os mais de 120 participantes puderam interagir com os palestrantes em um debate enriquecedor sobre temas relacionados ao setor e seu crescimento. Durante a oportunidade, os presentes puderam esclarecer dúvidas e expor ideias sobre seus projetos.

Ver todas