Abiquim 50 anos

Notícias

Você sabia que o EPS é um plástico 100% reciclável?

12/12/2014

Nem todo mundo sabe, mas o EPS (poliestireno expandido, mais conhecido como Isopor®) é um plástico 100% reciclável e reaproveitável.

A reciclagem do EPS está se tornando uma realidade no Brasil. Dados mostram que sua reciclagem pós-consumo (embalagens, caixas térmicas, entre outros produtos) cresce em um ritmo de 25,3% ao ano, resultado este muito positivo se comparado a países desenvolvidos.

Em 2008, o Brasil reciclava apenas 13,9% do que era descartado na época. Hoje, o país recicla aproximadamente 35% do que consome, o que representa mais de 13.500 toneladas de EPS pós-consumo recicladas.

O Brasil conta com mais de 20 recicladoras de EPS, que empregam cerca de 1.400 pessoas diretamente.

A Construção Civil é o principal mercado para utilização do EPS reciclado, com cerca de 80% de aplicações (O EPS é misturado em argamassa, concreto leve, lajotas, telhas termo-acústicas, rodapés e decks de piscinas).

Outras aplicações estão voltadas para as indústrias de calçados (solados, chinelos), móveis (preenchimento de pufes, por exemplo), utilidades domésticas (vasos de flores, molduras de quadro), entre outros segmentos.

          
Fotos de produtos feito com EPS reciclado

O crescimento da reciclagem de EPS no país depende de diversos fatores, dentre eles:

- Conhecimento da população de que este produto é reciclável;
- Ampliação da coleta seletiva no país;
- Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

A PNRS chega para impactar positivamente esse nicho de mercado, que consegue gerar emprego, renda e contribuir para um planeta mais sustentável graças a preservação ambiental.

 

Ver todas