NOTÍCIAS

Canaleta em EPS ISOBaldrame® reduz custos e tempo de montagem

O produto, que substitui a caixaria, dispensa a desforma, reduz o desperdício de material, suporta sobrecarga de mais de 40 toneladas/m² e não precisa ser impermeabilizado

As canaletas em poliestireno expandido (EPS) são um novo aliado na execução de vigas baldrame. O produto foi desenvolvido para substituir as fôrmas de madeira do processo convencional, conhecidas como caixaria. A ISOBaldrame®, produto do Grupo Isorecort, é recortada a partir de um bloco de média densidade, em formato “U”. “Sua aplicação, além de ser bastante simples, agiliza a execução da montagem das vigas, eliminando a necessidade da desforma e o desperdício de materiais e entulho”, explica Denilson Rodrigues, Engenheiro Civil do Grupo Isorecort.

Sua aplicação, além de ser bastante simples, agiliza a execução da montagem das vigas, eliminando a necessidade da desforma e o desperdício de materiais e entulho, Denilson Rodrigues

Vigas baldrame são empregadas quando o terreno tem boa resistência e a sobrecarga não é elevada, portanto, muito usual na construção de edificações horizontais. Elemento estrutural de concreto armado, distribuem para as fundações as cargas de todas as paredes, externas e internas, e do teto.
 

Propriedades técnicas

 

“A estrutura proporciona resistência surpreendente em comparação ao sistema convencional”, destaca Karen Peroni Maia, engenheira civil da empresa, indicando que as canaletas ISOBaldrame® são capazes de suportar mais de 40 toneladas por m², dependendo da densidade.

A estrutura proporciona resistência surpreendente em comparação ao sistema convencional, Karen Peroni Maia

As canaletas estão disponíveis nas dimensões 200 x 300 x 1000 mm e 200 x 400 x 1000 mm. E, também, com medidas especiais de acordo com o projeto construtivo. Já as espessuras dependem da sobrecarga que chega até a viga baldrame, portanto, sua especificação é calculada para cada projeto. A densidade do EPS da ISOBaldrame® é de 15 kg/m³ - tipo 4 F.

“Por ser um material atóxico, não solúvel em água e de baixíssima absorção de umidade, o EPS pode ser tranquilamente utilizado abaixo do nível do solo, sem risco de degradação ou contaminação, nem prejuízo ao lençol freático. Lembrando sempre que o poliestireno expandido é 100% reciclável e reaproveitável, o que o qualifica como material sustentável”, explica.

 

Execução das vigas com ISOBaldrame®

 

Segundo a engenheira, antes do posicionamento das canaletas em EPS, o solo deve ser compactado, nivelado e coberto com areia. Diferentemente do sistema convencional que utiliza caixaria, a ISOBaldrame® dispensa o emprego de concreto magro ou brita. “A areia é mais recomendada, porque facilita a regularização de nível do terreno para a instalação correta das canaletas”, diz.

Em seguida, as peças são alinhadas, seguindo o gabarito adotado para a locação da obra. Não é utilizado um dispositivo específico para a fixação entre as canaletas, como ocorre com as fôrmas de madeira que são unidas por parafusos ou arame. A recomendação é travar as canaletas ISOBaldrame® por meio do posicionamento de pontaletes a cada metro linear. “Isto garante que o alinhamento não seja afetado durante os processos de armação e concretagem”, ressalta Peroni.

O procedimento para integrar os arranques das armações dos elementos de fundação e das canaletas é o mesmo utilizado pelo método convencional, garantindo a condição monolítica do sistema após a concretagem.

 

Dispensa a impermeabilização

 

O EPS utilizado na fabricação das canaletas ISOBaldrame® apresenta baixa absorção de água, o que cria uma barreira para a água do solo. Essa propriedade dispensa a impermeabilização complementar das canaletas. “A boa prática determina que, para evitar umidade ascendente, as fundações devem ser impermeabilizadas”, lembra a engenheira.

O EPS está cada vez mais presente na construção civil, tornando o processo da construção mais ágil, respeitando a segurança, a qualidade dos projetos e o meio ambiente. A canaleta em EPS ISOBaldrame®, desenvolvida pelo Grupo Isorecort, é um produto inovador que substitui a caixaria do baldrame, proporcionando vários benefícios na obra, como reduzir o tempo de obra, eliminar o tempo de remoção das caixarias de madeira, melhorar a ergonomia do colaborador, promover a redução de resíduos de madeira, além da perfeita impermeabilização do baldrame, neutralizando o risco de umidade nas paredes”, ressalta Eduardo Sardinha, CEO de uma das construtoras que utilizam as canaletas ISOBaldrame® em projetos de casas de alto padrão.

Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br.

Ver todas