NOTÍCIAS

Monopainel® tem qualidade e desempenho comprovados por alunos do Mackenzie

Formandos da Escola de Engenharia realizaram estudo e ensaios do sistema construtivo em EPS, com o apoio do Grupo Isorecort. O trabalho resultou em convênio de cooperação técnica entre a instituição e a empresa

Alunos da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (EEUPM) elegeram para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) os painéis de poliestireno expandido (EPS) revestidos com argamassa armada, objeto de estudo conceitual e ensaios. O trabalho comprovou aumento da produtividade e do desempenho térmico e ambiental na comparação com o método construtivo de alvenaria estrutural. A iniciativa de sucesso perante a banca examinadora rendeu, também, importante parceria entre a instituição e o Grupo Isorecort, fabricante do Monopainel®, com a assinatura de convênio de cooperação técnica.

A engenheira Fabiola Beltrame Rago, professora e pesquisadora da universidade, foi a orientadora dos recém-formados Letícia Batista Araújo de Lima, Matheus Nunes Moreira, Thomas Hideki Kuninari e Rodolfo Cervelle Santos. O grupo contou com o apoio da coordenadora do curso, professora Patrícia Barboza da Silva, e do professor Alfonso Pappalardo. De acordo com Rago, os alunos desejavam investigar novos sistemas construtivos para edificações. “Foi quando tiveram acesso ao sistema construtivo do Grupo Isorecort, constituído por painéis de poliestireno expandido, telas metálicas e argamassa de revestimento”, relata, referindo-se ao Monopainel®.


Desenvolvimento do estudo
 

Na Escola de Engenharia do Mackenzie, os trabalhos de conclusão de curso são realizados em duas etapas denominadas TCC I e TCC II. “Os alunos formaram o grupo no 9º semestre, em agosto de 2020, e realizaram o TCC I com foco em sistemas construtivos inovadores e na Norma de Desempenho das Edificações – a ABNT NBR 15575 –, conceito do sistema em EPS, modelagem de uma edificação em BIM e aplicação de programas de cálculo estrutural”, explica a professora.

Essa etapa foi apresentada para a banca de professores no início de 2021, que aprovou o trabalho. Para avançar e cumprir o TCC II, já estava no planejamento do grupo utilizar a prensa do laboratório de estruturas do Mackenzie, que possui dimensões para os ensaios dos painéis em escala real. “Mas, a pandemia dificultou o acesso dos alunos ao laboratório. Eles tiveram que concluir o artigo com as considerações, sem a realização dos ensaios”, diz.

Às vésperas da apresentação do TCC II à banca, os alunos e a equipe técnica do Grupo Isorecort não desistiram: a empresa enviou os painéis de EPS, as telas metálicas, a argamassa de revestimento com alta resistência inicial e a mão de obra para projetar a argamassa. “Assim, eles conseguiram preparar o material e fazer os ensaios quanto à resistência à flexão e à compressão. Por fim, puderam apresentar os resultados à banca, que ficou muito satisfeita”, comemora Fabiola Beltrame Rago.


Normas técnicas
 

Embora já utilizado em edificações no país e no exterior, o sistema construtivo em EPS não possui norma técnica brasileira. Para os ensaios, os alunos analisaram o desempenho dos painéis com base da Norma de Desempenho das Edificações e na diretriz do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SINAT nº11), vinculada ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

“A diretriz abrange o método construtivo de painéis em EPS para aplicação em paredes com função estrutural, internas e externas, destinadas a casas térreas e sobrados, isolados e geminados, casas sobrepostas e edificações multifamiliares de até dois pavimentos. Os estudos do TCC levaram à conclusão de que as edificações com esse sistema construtivo poderiam ter acima de 3 pavimentos. Mais estudos e pesquisas serão realizados para reforçar esta avaliação”, adianta a professora.


Convênio de Cooperação
 

O estudo do grupo de alunos do TCC e todo o auxílio do Grupo Isorecort geraram uma parceria entre a universidade e a empresa, com previsão de várias ações. “Serão desenvolvidas pesquisas conjuntas com alunos de iniciação científica, palestras e curso de extensão, para demonstrar a aplicação do EPS na construção civil. E, futuramente, participar da elaboração do texto base para o projeto da norma técnica”, prevê Rago, lembrando que o Grupo Isorecort é detentor de várias tecnologias que podem ser aplicadas na construção civil.

“Através do convênio de cooperação, os alunos do curso de Engenharia Civil, Materiais, Mecânica e de Química, e quem mais tiver interesse, poderão entender e estudar diversas aplicações com esse material. Enfim, esta parceria é uma das boas iniciativas entre a universidade e as empresas, levando a pesquisa aplicada à academia e a avaliação da qualidade e desempenho dos sistemas construtivos para a obra”, ressalta.

“Prezamos muito a colaboração com as instituições de ensino. Estamos felizes com a parceria e já planejando o futuro com participações em lives, palestras e bolsas remuneradas para alguns alunos”, finaliza Rodrigo Rezende, gerente Administrativo do Grupo Isorecort.

Ver todas