NOTÍCIAS

Termotécnica é destaque no 2º Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade com dois troféus Ouro

Companhia foi premiada nas categorias “Novos Aditivos e/ou Biomateriais” com a nanotecnologia Safe Pack Antiviral e Antibacteriana e “Logística Reversa – Transformador” com o Programa Reciclar EPS

Repetindo o resultado do ano passado, a Termotécnica conquistou novamente dois troféus Ouro no 2º Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade. Nesta edição, a companhia foi premiada nas categorias “Novos Aditivos e/ou Biomateriais” com a nanotecnologia patenteada Safe Pack Antiviral e Antibacteriana e “Logística Reversa – Transformador” com o Programa Reciclar EPS. “Em mais um ano desafiador, nossas estratégias para superar a crise vêm trazendo resultados que estão sendo muito comemorados. Nosso portfólio de produtos, nossa atuação sustentável e de inovação empreendedora estão sendo reconhecidos pelos clientes e pelo mercado”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

 

Conheça os cases vencedores da Termotécnica:

 

Categoria: NOVOS ADITIVOS E/OU BIOMATERIAIS 

1º Lugar: Safe Pack, EPS antiviral e antibacteriano

 

Com a pandemia surgiram novas preocupações e necessidades de segurança sanitária durante o manuseio de produtos. Pensando na segurança das pessoas durante o processo logístico, a Termotécnica  – maior fabricante de soluções em embalagens de EPS do país - desenvolveu o Safe Pack antiviral e antibacteriano, que oferece alta proteção contra vírus e bactérias, inclusive o coronavírus. “Pensando em toda a cadeia de produção, transporte, armazenamento e consumo de alimentos, medicamentos, vacinas e até das embalagens de eletrodomésticos que são entregues nas casas das pessoas, essa ação do Safe Pack Antiviral e Antibacteriano tem inúmeras e importantes aplicações no mercado”, constata Albano Schmidt.

O aditivo integrado ao Safe Pack foi desenvolvido pela catarinense TNS Nano, de Florianópolis, recentemente considerada a scale-up número #1 do Brasil nas categorias Cleantech e Materials. Essa nanotecnologia pode ser adicionada a qualquer produto em EPS, fornecendo proteção por toda estrutura do material e, desta forma, inibindo o crescimento e a permanência de vírus e bactérias. De acordo com Welby Pereira, especialista em polímeros da TNS Nano: "Trazer a nanotecnologia para dentro dos mais diversos materiais mostrou a capacidade das indústrias em inovar, agregando não apenas uma funcionalidade aos produtos, e sim levando mais segurança para a saúde dos seus consumidores. A TNS Nano vem consolidando a sua história pautada nos seus principais pilares: inovação, coragem, estratégia e colaboratividade. Participar deste momento junto com a Termotécnica e CLAMED Farmácias, só nos mostra que este é o caminho, juntos estamos comprovando que o que se espera para o amanhã pode ser feito hoje."

As embalagens em EPS da Termotécnica com nanotecnologia Safe Pack contribuem para reduzir o risco e a velocidade de contaminação e transmissão destes inimigos invisíveis proporcionando mais segurança aos produtos acondicionados. A eficiência do Safe Pack foi comprovada com reconhecimento internacional pela norma JIS Z 2801 para bactérias. Além disso, a ISO 21702-2019 também confirmou a proteção contra vírus do tipo envelopados, como hepatite B (HBV), hepatite C (HCV), influenza A (H1N1), ebola e herpes (HSV). Os resultados foram: 99,9% de proteção contra bactérias, 99% para herpes vírus simples humano (HSV-1) e 90% para coronavírus (Ccov*). Desta forma, se uma pessoa contaminada manipular ou espirrar sobre uma embalagem em EPS Safe Pack, no lugar de o vírus permanecer por dias sobre a superfície, ele pode ser reprimido em um curto espaço de tempo.

Entre os segmentos com grande potencial de aplicação do Safe Pack estão o da Cadeia Fria para fármacos onde, com a linha de produtos TermoChain a Termotécnica oferece uma solução completa para acondicionar, proteger e transportar produtos termolábeis. É o caso da CLAMED Farmácias, com mais de 500 filiais no país com as marcas Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Farmácia Preço Popular, Proformula, Farmagora e o recente CLAMED Health Center, um hub de saúde integrado que visa testes de novas tecnologias para construir a farmácia do futuro. Cliente da Termotécnica, a CLAMED Farmácias passou a introduzir nas embalagens térmicas o agente antiviral e antibacteriano Safe Pack.

O Diretor Comercial da CLAMED Farmácias, Marcelo Voos cita: “Nesta pandemia enfrentamos grandes desafios, dois deles foram destaques: como somos uma empresa de saúde de serviço essencial, a permanência das nossas unidades com as portas abertas em um período tão delicado foi muito importante. Outro desafio, e que reflete nossa cultura corporativa, foi de promover ao nosso colaborador, que trabalha na linha de frente, segurança e soluções que os mantenham distantes do vírus. Com esta inovação ofertada pela Termotécnica, além de cumprir com o objetivo técnico de manter a temperatura para o condicionamento dos medicamentos termolábeis, atuamos na proteção e cuidado aos nossos colaboradores, que puderam perceber toda dedicação que tivemos para ofertar um ambiente de trabalho seguro. Consequentemente, esse cuidado e proteção também foi levado aos nossos clientes, que confiam que ao entrar em nossas filiais ou ter contato com os produtos que comercializamos, encontrarão um ambiente protegido e que toma todas as medidas de saúde e higiene contra o vírus. Parcerias como estas nos fazem construir uma empresa e sociedade melhores, além de traduzir o nosso propósito de ‘Pessoas dedicadas a pessoas’”. 

 

Categoria: LOGÍSTICA REVERSA – TRANSFORMADOR

1º Lugar: PROGRAMA RECICLAR EPS

O Programa Reciclar EPS da Termotécnica tem conquistado reconhecimentos nacionais e internacionais pelos resultados consistentes ao longo de quase duas décadas. Com esse mesmo case vencedor do Prêmio Plástico Sul de Sustentabilidade & Inovação, a Termotécnica também foi considerada uma das empresas mais sustentáveis do país no Prêmio Exame de Sustentabilidade e foi reconhecida no 26º Prêmio FIESP de Mérito Ambiental, com menção honrosa na categoria médias e grandes empresas, com o case “Reciclar EPS – da logística reversa a novos produtos”.

Antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), desde 2007 a Termotécnica coleta, recicla e reintroduz o material pós-consumo no mercado. Esta ação visionária é resultado de parcerias, pesquisa, dedicação, investimentos para a busca de soluções sustentáveis, que tem demonstrado para a sociedade que o EPS é 100% reciclável e deve ser reaproveitado. Ao quebrar paradigmas, além de reforçar seu compromisso ambiental, a empresa valoriza o insumo dando destinos mais nobres que o aterro, mantendo-o em seu mais alto nível de utilidade. Essa prática de economia circular permeia a gestão integrada da Termotécnica, que começa no desenvolvimento do produto, e a cada ano vem se fortalecendo com o Programa Reciclar EPS.

O EPS é um excelente exemplo de que o plástico pode conviver em harmonia com o desenvolvimento sustentável. O produto não representa riscos à saúde e ao meio ambiente, é composto por 98% de ar e é 100% reciclável com baixo consumo de água e energia. Não contamina o solo, o ar e a água; não utiliza CFC e HCFC e não gera danos à camada de ozônio.

O programa reciclar EPS é responsável pela reciclagem de 1/3 do EPS disponível no mercado, segundo dados da Plastivida e Abiquim (Maxiquim, 2012). Em 2021, já são mais de 44 mil toneladas de EPS recicladas.

Mais de 300 cooperativas no país são parceiras do programa, captando e selecionando EPS. Internamente, a empresa conta com cerca de 100 funcionários diretos atuando no reprocessamento deste material. Esse processo ajuda a gerar renda para aproximadamente 5.000 famílias.

 

Ver todas