NOTÍCIAS

Engenharia Mackenzie firma parceria com Grupo Isorecort

Uma das maiores indústrias em transformação de EPS apoiou TCC de alunos e dará continuidade ao auxílio aos estudos e aplicações do sistema construtivo

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, assinou um convênio de cooperação com o Grupo Isorecort, indústria brasileira especializada no segmento da construção civil e peças técnicas para aplicações industriais, e uma das maiores companhias em transformação de EPS, o isopor, no país.

A parceria teve início com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Engenharia Civil da UPM. Com a orientação da professora Fabiola Rago Beltrame, os recém engenheiros Letícia Batista Araújo de Lima, Matheus Nunes Moreira, Thomas Hideki Kuninari e Rodolfo Cervelle Santos avaliaram o desempenho dos painéis de poliestireno expandido (EPS) revestidos com argamassa armada como sistema construtivo.

Com resultados promissores, os alunos comprovaram um aumento da produtividade, além de desempenho térmico e ambiental superiores ao método construtivo de alvenaria estrutural. “Notamos um custo competitivo e desempenho estrutural favoráveis, colocando o sistema com EPS em condição muito favorável para ser aplicado em diferentes construções residenciais”, afirma a orientadora Fabiola.

O EPS é um material versátil, já empregado na construção civil nos Estados Unidos, Japão e países europeus. Com grande apelo sustentável, não há desperdícios de materiais. Trata-se de um sistema construtivo que reduz os custos da obra e gera agilidade em todo o processo.

Os resultados do trabalho dos universitários chamaram a atenção do Grupo Isorecort, que passou a fornecer os painéis, materiais, mão de obra para execução do projeto no laboratório de estruturas da EE do Mackenzie e auxiliar nos ensaios de resistência nos painéis. Com o apoio da coordenadora do curso, professora Patrícia Barboza da Silva, do professor Alfonso Pappalardo e da orientadora Fabiola, a partir de agora, o projeto passa a ser uma cooperação entre a indústria e a Universidade, dando continuidade às pesquisas e aplicações do sistema construtivo e oportunidade aos próximos alunos da Engenharia Civil que trabalharem nesse campo.

“Prezamos muito a colaboração com as instituições de ensino. Estamos felizes com a parceria e já planejando o futuro com participações em lives, palestras e bolsas remuneradas para alguns alunos”, finaliza Rodrigo Rezende, Gerente Administrativo do Grupo Isorecort.

Ver todas