NOTÍCIAS

Artigo de Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, empresa que completa 60 anos como líder em soluções de embalagens em EPS no Brasil


Artigo: Uma empresa feita para vencer e para durar

Autor: Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, empresa que completa 60 anos como líder em soluções de embalagens em EPS no Brasil

Jim Collins, renomado autor americano de best-sellers de gestão como, “Empresas feitas para durar” e “Empresas feitas para vencer”, apresenta as características daquelas que triunfam no decorrer do tempo, e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma companhia desde sua concepção. O autor descreve também os atributos universais que levam uma organização a se tornar excelente e porque uma empresa com cultura e propósito alcança sucesso e longevidade enquanto outras fracassam e perecem pelo caminho.

Ao comemorar 60 anos, a história da Termotécnica demonstra que essas características fazem parte da companhia desde a sua fundação. Somos uma empresa que, já no seu início, teve que desenvolver todo um mercado ao introduzir o EPS (mais conhecido como isopor*) no Brasil. E assim vem se reinventando ao longo destas seis décadas sendo reconhecida pela inovação, sustentabilidade, excelência em gestão e atendimento ao cliente.

Estamos sempre olhando para o mercado, atentos às macrotendências no país e no mundo, atendendo às novas demandas dos clientes e dos consumidores. Uma empresa inovadora, sempre em movimento e conectada aos novos tempos, mas sem perder o olhar para a nossa história, nossas pessoas, nosso propósito e nossa cultura. O slogan “A nossa história nos conecta ao futuro”, comemorativo dos 60 anos, traduz todo esse conceito.

A empresa vem dando saltos de crescimento e são muitos os pontos de virada para que o nosso negócio venha se perpetuando ao longo destes 60 anos. Nesta trajetória desbravamos novos caminhos, novas soluções, migramos para outros mercados. Desenvolvemos soluções antes inexistentes, trabalhando em conjunto com os clientes para oferecer as melhores alternativas de proteção e para quebrar as barreiras logísticas de transporte e distribuição de produtos, buscando sempre novas aplicações para esse material tão versátil.

O desenvolvimento de produtos com engenharia e ferramental próprios foram os primeiros passos para alcançar a autonomia e conquistar reconhecimento como uma empresa de classe mundial. Nos anos 1970, iniciamos o atendimento de clientes do varejo, com caixas térmicas para alimentos e bebidas. Em seguida crescemos nas aplicações de barreiras de calor, explorando a característica de isolamento térmico, desenvolvendo tecnologia e engenharia de projeto construtivo para grandes frigoríficos e câmaras frias.

Na década de 1980 passamos a produzir nossa própria matéria-prima, marco este que nos credenciou a fazer parte do seleto grupo da indústria petroquímica. Nos anos 1990 introduzimos o conceito shrink na linha branca no Brasil. Com esta solução a empresa promoveu uma verdadeira revolução neste segmento, mudando de forma definitiva o modelo de embalagem para refrigeradores, fortalecendo sua liderança como empresa pioneira e inovadora.

Nos anos 2000 viabilizamos, novamente de forma pioneira, as operações de logística reversa e reciclagem do EPS no país, antecipando-se em alguns anos à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Programa Reciclar EPS é, de fato, a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem o EPS vira matéria-prima para outras aplicações. A Termotécnica é responsável pela reciclagem de 1/3 de todo o EPS pós-consumo no país e com esse programa tem obtido reconhecimento mundial como um sucesso e exemplo a ser seguido.

Nos últimos dois anos, a Termotécnica ampliou o portfólio no agronegócio para tornar-se referência em pós-colheita, internacionalizou o uso do EPS no transporte global de frutas, desenvolveu novas soluções para valorizar produtos técnicos e atuou fortemente na cadeia térmica, oferecendo soluções para o transporte seguro de vacinas. Também estamos ajudando nossos clientes das linhas Branca, Marrom e Automotiva a ampliar seus canais de vendas por e-commerce, garantindo maior segurança dos produtos durante toda a logística de embalamento, armazenagem, transporte e entrega ao cliente final.

O nosso propósito é oferecer a melhor e mais eficiente solução para acondicionamento e proteção para os produtos de nossos clientes. Sempre pensando de forma sustentável, em como realizar a economia circular na prática e diminuir a pegada ambiental em todos os processos. Tecnologias como indústria 4.0, internet das coisas, rastreabilidade, manutenção da temperatura, função ativa para segurança sanitária e ampliação da validade dos produtos acondicionados, novas resinas e materiais de origem vegetal e biodegradáveis: o que o mundo, os mercados, clientes e consumidores quiserem, a Termotécnica vai estar à frente provendo essas soluções.

Posso dizer com convicção que hoje estamos muito mais próximos da nossa missão de “ser uma empresa de classe mundial, onde as pessoas tenham prazer e orgulho de trabalhar”. No entanto, o nosso espírito se mantém inquieto, perseguindo o novo, trazendo conceitos modernos de excelência em gestão, mas sempre traduzidos para o jeito Termotécnica de ser. A Termotécnica é a prova viva que sim, é possível termos um negócio de sucesso e ainda assim, ser uma empresa mais humana, mais próxima das pessoas, valorizar a própria cultura e a sustentabilidade em todos os seus aspectos. Essa é a nossa força e o nosso legado para os 60 anos que estão por vir.

*isopor é marca de terceiro

Ver todas