NOTÍCIAS

Elevando o nível de performance de sistemas construtivos da construção civil, canaleta em EPS ISOBaldrame® reduz custos e o tempo de montagem

Com vários benefícios para os projetos, a canaleta em EPS ISOBaldrame® agrega praticidade nas obras e ajuda a diminuir a umidade

Na construção civil, um dos principais fatores que tornam um edifício sustentável é a utilização de materiais que contribuam para a preservação do meio ambiente, garantindo a redução de desperdícios e a otimização de processos.  Uma tecnologia 100% reutilizável, que apresenta soluções variadas para este mercado, é o poliestireno expandido - EPS (popularmente conhecido como “isopor”), capaz de produzir peças técnicas de baixo custo e que atendem a todas as etapas do projeto.

Entre os diversos tipos de EPS, um exemplo que oferece inúmeros benefícios, desde a fundação da obra, é a canaleta em EPS ISOBaldrame® desenvolvida pelo Grupo Isorecort, que ganha destaque por desenvolver  sistemas estruturais das construções sustentáveis. Recortada a partir de um bloco de média densidade, em formato “U”, a canaleta é utilizada como fôrma para a confecção das vigas baldrame.

Disponibilizada sob dimensão padrão (200x300x1000mm ou 200x400x1000mm – dimensões internas), ela pode ser confeccionada com medidas especiais de acordo com o projeto construtivo. “A viga baldrame é um elemento estrutural de concreto armado responsável por captar toda a carga das paredes e do teto de uma casa, por exemplo, e distribuir esse peso para a fundação. A aplicação da canaleta ISOBaldrame®, além de ser bastante simples, agiliza a execução da montagem das vigas, eliminando a necessidade da desforma e o desperdício de materiais e entulho”, explica Denilson Rodrigues, Engenheiro Civil do Grupo Isorecort.

Uma das suas propriedades é que apesar de ser um material leve, ele é capaz de suportar mais de 40 toneladas por m2, dependendo da densidade. Por isso, sua estrutura proporciona resistência surpreendente em comparação ao sistema convencional. Além disso, por ser um material atóxico, não solúvel em água e de baixíssima absorção de umidade, o EPS pode ser tranquilamente utilizado abaixo do nível do solo, pois não oferece risco de degradação ou contaminação, e nem é prejudicial ao lençol freático.

Outra vantagem é que a canaleta em EPS forma uma barreira impermeável capaz de proteger tanto a fundação quanto a alvenaria e seus revestimentos de percolação, dispensando a aplicação adicional de outros produtos impermeabilizantes ao baldrame.

“O EPS está cada vez mais presente na construção civil, tornando o processo da construção mais ágil, respeitando a segurança, a qualidade dos projetos e o meio ambiente. A canaleta em EPS ISOBaldrame® desenvolvida pelo Grupo Isorecort é um produto inovador que substitui a caixaria do baldrame, proporcionando vários benefícios na obra, como a redução do tempo de obra, elimina o tempo de remoção das caixarias de madeira, melhora a ergonomia do colaborador, promove a redução de resíduos de madeira, além da perfeita impermeabilização do baldrame, neutralizando o risco de umidade nas paredes”, ressaltou Eduardo Sardinha, CEO de uma das construtoras que utilizam as canaletas ISOBaldrame® em projetos de casas de alto padrão.

Além da canaleta em EPS ISOBaldrame®, o Grupo Isorecort oferece outras soluções para compor os projetos da construção civil, como paredes construídas com Monopainel®, painéis de Fechamento de Shaft®, molduras com revestimento para uso interno e externo, lajotas para confecção de lajes, placas para isolamento térmico, acústico e impermeabilização, núcleos para telhas termoacústicas e os blocos de EPS de alta densidade GeoSolution® (geofoam), aplicados principalmente na engenharia geotécnica para a substituição de solos moles e elevação/nivelamento de solo.

Mais informações podem ser encontradas em isorecort.com.br.

Sobre o Grupo Isorecort – Indústria brasileira líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais, possui sede localizada em Ribeirão Pires/SP e filial em Varginha, sul de Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Fundada há mais de 15 anos, a companhia é uma das principais transformadoras de EPS (isopor) do país. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, a empresa integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.

Ver todas