NOTÍCIAS

Retrofit sustentável da Casa Niemeyer conta com materiais e tecnologias em EPS

Detalhes da reforma e modernização que utilizou EPS (isopor) 100% reciclável de alta densidade e isento de CFC do Grupo Isorecort podem ser conhecidos em projetohabitas.org

Situada no campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), a Casa Niemeyer foi idealizada por Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura sustentável no país. O projeto, que recebeu a certificação internacional AQUA-HQE, conta com uma série de soluções para economia de energia e água; manutenção e conservação dos sistemas e equipamentos; gestão de resíduos; durabilidade dos materiais; ventilação e iluminação natural otimizadas; conforto acústico e térmico; garantia da qualidade do ar, da água e dos ambientes; climatização confortável e de alta eficiência energética. Entre os materiais e tecnologias utilizadas estão as que envolvem o EPS (conhecido popularmente como “isopor”) 100% reciclável, de alta densidade e isento de CFC produzido pelo Grupo Isorecort, especialista na fabricação de EPS para aplicações na construção civil e no segmento industrial.

“O EPS (poliestireno expandido) é um material com alto apelo sustentável, que oferece resistência em comparação à alvenaria convencional, proporcionando conforto térmico e acústico, eliminando desperdícios de materiais, reduzindo os custos finais da obra e garantindo agilidade em todo o processo construtivo”, explica Rodrigo Rezende, gerente administrativo do Grupo Isorecort.

O cuidado do projeto de retrofit pode ser conferido em todos os espaços da casa. As molduras (óculos) foram projetadas em EPS para reduzir a necessidade de alteração estrutural. As placas em EPS foram envoltas em uma malha metálica e acopladas à fachada externa por meio de pontilhões soldados na estrutura. Elas receberam cobertura de argamassa e impermeabilização.  Os detalhes da reforma e modernização podem ser conhecidos em projetohabitas.org.

Todo o EPS produzido pela Isorecort é 100% reciclável e reaproveitável. As sobras obtidas durante o processo de fabricação dos produtos em EPS são recolhidas e recicladas internamente. Além disso, a empresa possui um sistema de logística reversa junto aos seus clientes e parceiros.

Mais informações podem ser encontradas em isorecort.com.br.

 

Ver todas