NOTÍCIAS

É possível reciclar EPS Isopor®? Entenda as técnicas e os resultados desse processo

É possível reciclar EPS Isopor®? Entenda as técnicas e os resultados desse processo


Seja nas embalagens, nos carros ou até nas paredes de casa, o EPS está presente na vida de todos. Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul constatou que, anualmente, o consumo de EPS Isopor® chega 36,6 mil toneladas só no Brasil e 2,5 milhões de toneladas no mundo. E para onde vai todo o material pós-uso? Nem todos sabem, mas há inúmeras formas de se reciclar isopor®, e a matéria-prima pode ser 100% reaproveitada!

Além de apresentar uma fabricação totalmente sustentável, livre de gases CFC e com baixo consumo de água e energia, o EPS Isopor® é 98% composto de ar e apenas 2% de plástico, o que garante leveza e flexibilidade para o material. Neste artigo, nós explicamos por que vale a pena reciclar EPS Isopor® e quais são os métodos mais utilizados nesse processo!
 

Como a indústria pode reciclar o EPS Isopor®?


Além da reciclagem doméstica, é possível reciclar o EPS Isopor® através de diferentes processos industriais, que incluem o reaproveitamento térmico, mecânico e químico do poliestireno.

Nesse caso, o EPS pós-uso é separado, limpo, triturado e cristalizado. Em seguida, o material passa por um processo de moagem e peletização, retomando sua forma original. A partir disso, os pellets recuperados podem ser utilizados como matéria-prima para a fabricação de diferentes produtos, desde novos objetos de plástico até colas, solventes e solas de calçados.

Em nosso eBook, “Tudo sobre reciclagem de EPS Isopor®”, nós explicamos detalhadamente todas essas etapas. Faça o download gratuito:
 


O Brasil recicla cerca de 34% de todo o EPS produzido, no entanto, apesar do número impressionante que deixa o país a frente de nações mais desenvolvidas, menos de 20% dos municípios brasileiros contam com coleta seletiva.

Além da falta de pontos de coleta, poucas pessoas conhecem as diferentes possibilidades de reciclar EPS Isopor® e muitas não sabem como realizar o descarte correto do material. Para contribuir com a mudança deste cenário, o papel do consumidor é bem simples:

1) Lavar e secar o material: é importante fazer a higienização para a retirada de resíduo orgânico do EPS Isopor® antes do descarte. Adesivos, restos de alimentos, colas e etiquetas podem acumular sujeiras e inviabilizar a reciclagem do material. Vale ressaltar que manchas de gordura ou molho não impedem a reciclagem;

2) Descarte o EPS Isopor® no lugar correto: o EPS Isopor® é um tipo de plástico, e por essa razão, deve ser descartado nas lixeiras vermelhas da coleta seletiva. Se você mora em casa, não tem problema - você pode separar o lixo reciclável em sacolinhas verdes!

Além disso, você também pode levar o material até o Ponto de Entrega Voluntária mais próximo.
 

Como encontrar um Ponto de Coleta Voluntária?


Para contribuir com o descarte correto e o reaproveitamento do poliestireno expandido, a Knauf Isopor® recebe o material pós-uso em suas fábricas e se compromete a reciclar o EPS Isopor® voluntariamente.

Os Pontos de Coleta Voluntária da Knauf funcionam de segunda à sexta, em horário comercial, e estão disponíveis nos municípios de São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Encontrou a sua cidade na lista? Clique aqui para conferir o endereço mais próximo!


Projetos de incentivo à reciclagem do EPS Isopor®


Iniciativas sustentáveis para informar a população sobre como reciclar o EPS Isopor® têm sido cada vez mais comuns por parte de organizações privadas preocupadas com o meio ambiente.

No Brasil, nós contamos com o Comitê do EPS, por exemplo, que atua em parceria com os fabricantes para promover o uso sustentável e o gerenciamento pós-consumo do material.

A Knauf Isopor®, como líder nacional na fabricação de peças e embalagens de poliestireno expandido, não só integra o Comitê, contribuindo com campanhas e iniciativas por todo o país, como também desenvolve materiais e projetos exclusivos.

Materiais educativos gratuitos, parcerias com supermercados, criação de pontos de coleta e a assinatura do Pacto Global da ONU são apenas alguns exemplos de como a marca coloca em prática o seu compromisso com a sustentabilidade. Conheça todos os projetos no site da Knauf!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/sustentabilidade/reciclar-eps-isopor

Ver todas