NOTÍCIAS

Conheça as vantagens das molduras de EPS para ambiente externo (sancas)

As peças de poliestireno expandido têm longa vida útil, não se deterioram em ambientes úmidos e apresentam belo resultado estético. Além disso, sua instalação é fácil e não gera poeira

Conheça as vantagens das molduras de EPS para ambiente externo (sancas) Sancas em EPS podem ser utilizadas tanto em ambientes externos quanto internos (Foto: divulgação/ Grupo Isorecort)  

Nos ambientes internos e nas fachadas de seus projetos, a arquiteta Patrícia Azoni, titular do escritório Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design, de Curitiba, substituiu as sancas e molduras de gesso pelas peças em poliestireno expandido (EPS). “Além de trazer um resultado estético interessante, elas entram como uma solução de acabamento para a junção teto/parede”, diz, lembrando que as peças podem, também, funcionar como suporte para iluminação indireta linear.

Uma das vantagens das sancas em EPS é que podem ser utilizadas tanto em ambientes externos, emoldurando portas e janelas e adornando fachadas, quanto em internos, úmidos ou não. Essa versatilidade se deve à sua baixa absorção de água. “Ou seja, o material não se deteriora com a presença de umidade, como acontece com as sancas de gesso”, observa.
 

O material não se deteriora com a presença de umidade, como acontece com as sancas de gesso, Patrícia Azoni


Além disso, o poliestireno expandido é imune a fungos e bactérias, o que colabora para que se mantenha íntegro em cozinhas e banheiros. “Esta é uma das suas melhores qualificações técnicas. Inclusive suportam altas temperaturas e são classificados como dificilmente inflamáveis”, comenta.

As sancas em EPS garantem uma obra limpa e seca. Sua instalação é rápida, sem poeira e resíduos, podendo ser feita, inclusive, sobre paredes finalizadas com revestimento ou pintura. “São leves, resistentes e não trincam”, ressalta. Em reformas, o material pode ser substituído parcialmente, em trechos eventualmente danificados, ou na totalidade do perímetro. Apesar de não mancharem ou sofrerem ataques de fungos, a única ação de manutenção é a sua repintura. “Assim como as paredes, o acabamento do EPS com tinta à base de água vai necessitar, com o tempo, de uma renovação”, afirma.
 

Foto: Divulgação/ Grupo Isorecort


A flexibilidade do material permite ao arquiteto criar peças com desenhos personalizados, que se adaptam, inclusive, a paredes arredondadas. Alguns projetos pedem acabamentos criados exclusivamente para os ambientes, com desenhos, curvas, retas, fendas e desníveis. No caso dos dois materiais, tudo isso é possível, mas com sancas de gesso não há custos adicionais. “Apesar de existirem inúmeros modelos de sancas de EPS, a personalização e a exclusividade podem agregar custo extra”, observa, acrescentando que o preço das peças de EPS para modelos disponíveis em catálogo é menor do que as de gesso, e podem ser compradas por metro linear.

Leveza do EPS foi determinante para enchimento de piso em empreendimento logístico


Instalação


De acordo com o profissional Eduardo Silva de Carvalho, a instalação das sancas de EPS é bastante simples. “Basta que a parede tenha recebido argamassa de reboco”, diz, contando que as peças podem ser colocadas com o uso de massa corrida. Quando forem aplicadas sobre porcelanato, forro de PVC ou se a peça for muito extensa, ele recomenda lançar mão de argamassa colante. As junções entre as peças de EPS devem ser finalizadas com massa corrida que, posteriormente, é lixada para o perfeito acabamento. A pintura das sancas é a etapa final e pode ser feita com tinta à base de água, como a PVA.
 

A facilidade de instalação desse material independe do seu modelo ou desenho. É bem mais prático trabalhar com sancas de EPS, inclusive o material gera 80% menos poeira do que o gesso, Eduardo Silva de Carvalho


“A facilidade de instalação desse material independe do seu modelo ou desenho. É bem mais prático trabalhar com sancas de EPS, inclusive o material gera 80% menos poeira do que o gesso”, atesta Carvalho. O produto é comercializado por metro linear em barras de 1 ou 2 m, mas ele prefere as maiores para evitar emendas.

Para conhecer mais sobre o Grupo Isorecort, acesse o site www.isorecort.com.br ou entre em contato pelo telefone 11 4397-6020.

Ver todas