Abiquim 50 anos

Notícias

Transporte de vinhos: Como garantir segurança e qualidade?

24/08/2020

Transporte de vinhos: Como garantir segurança e qualidade?


O consumo de vinho no Brasil vem crescendo a cada ano. Segundo um estudo da Ideal Consultoria, houve um aumento de 27% na compra de vinhos finos entre brasileiros adultos nos últimos 5 anos. O crescimento do mercado veio acompanhado de novas exigências que fornecedores precisam se atentar, uma delas é a etapa de transporte de vinhos.

Cerca de 7% da população do país consome vinho diariamente. Além de ser um comprador assíduo, o Brasil também se destaca pelos altos índices de produção, comercialização e exportação de vinhos. Em 2018, as vendas nacionais da bebida cresceram mais de 13%, colocando o nosso país na posição de 13ª maior produtor de vinho no mundo, conforme os dados levantados pelo Cadastro Vinícola, em conjunto a Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Analisando os números, não é difícil perceber o quanto o vinho é importante para os brasileiros, tanto em questão de venda como em consumo. Quem é apaixonado pela bebida provavelmente já conhece o processo de fabricação do produto, contudo, uma etapa fundamental e que nem sempre recebe tamanha importância é a do transporte de vinhos.
 

Cuidados necessários para o transporte de vinhos


Os vinhos são produtos delicados que precisam de atenção desde o processo de fabricação e escolha de embalagens até o transporte.

Durante o transporte de vinhos, alguns cuidados são fundamentais para que o produto não perca a qualidade. As garrafas devem ser mantidas em um ambiente com baixa oscilação climática - o ideal é que a temperatura se mantenha em torno de 13ªC durante todo o percurso. Para vinhos tintos, é recomendado até 16°C, e para brancos 10°C. Isso auxilia principalmente na conservação do produto em viagens mais longas.

A posição das garrafas também deve ser levada em consideração, já que interfere no contato da bebida com a rolha. No caso de vinhos com rosca e espumantes, o recomendado é que sejam mantidos de pé, enquanto as garrafas vedadas com rolha de cortiça devem permanecer deitadas.

Durante o transporte, o uso de embalagens e suportes adequados previnem a agitação e, assim, a oxidação da bebida. Quando menos movimentação das caixas durante uma travessia, maior é a garantia da qualidade do produto. No caso de espumantes, esse cuidado deve ser redobrado, já que a garrafa pode sofrer um aumento de pressão interna quando agitada.
 

Soluções da Knauf para o transporte de vinhos


A Knauf Isopor® está lançando um novo produto exclusivo voltado para o transporte de vinhos: a colmeia de EPP (polipropileno expandido). O kit com 2 colmeias e tampo acomoda 12 garrafas de tamanhos e formatos diferentes.

A Knauf já possui anos de experiência com caixas de EPS Isopor® e EPP para o transporte de alimentos, bebidas e outros tipos de produtos que exigem elevado controle de qualidade durante o processo logístico. A colmeia para vinhos foi especialmente desenvolvida pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Knauf no Brasil, unindo a expertise do time e a tecnologia de produção sustentável da marca para trazer uma nova solução a esse mercado que está em constante crescimento.

O EPP é um material denso, atóxico, isolante térmico, reciclável e com elevada resistência mecânica e química, tornando o produto um importante aliado do setor de embalagens e peças técnicas.

No caso do transporte de vinhos, a principal vantagem do material é a resistência contra impactos, pois protege as garrafas e evita desperdícios. Outro benefício é o isolamento térmico, que mantém a bebida em temperatura ambiente.

Além de proteção térmica, a colmeia de EPP desenvolvida pela Knauf apresenta características importantes para transporte desse material tão delicado:

•  Acomodação perfeita;

•  Leveza;

•  Fácil manuseio;

•  Alta resistência a choques e quedas;

•  Compatibilidade com malas de tamanho M existentes no mercado;

•  Facilidade de limpeza;

•  Sustentabilidade (Material 100% reciclável).

Se você trabalha com transporte de vinhos e ficou interessado nessa solução, entre em contato com um de nossos consultores para sanar suas dúvidas e solicitar um orçamento!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/inovacao/transporte-de-vinhos

Ver todas