Abiquim 50 anos

Notícias

O uso do EPS Isopor® em equipamentos de proteção individual

13/07/2020

O uso do EPS Isopor® em equipamentos de proteção individual

Máscaras, luvas, álcool em gel, e até viseiras já se tornaram acessórios básicos para a proteção individual em tempos de pandemia. Mas para muitos trabalhadores, esses itens fazem parte da rotina e são indispensáveis para a garantia de segurança e bem-estar. A sua empresa realiza o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual?

Com maior atenção voltada para a prevenção de riscos, queremos aproveitar para abordar um tema que deve estar sempre no radar de gestores e técnicos de segurança! Conforme previsto na Norma Regulamentadora 06, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual são uma responsabilidade do empregador e do empregado. Em conjunto às medidas de proteção coletiva, esse tipo de equipamento é determinante na proteção contra riscos que venham ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador.

Assim, buscar as melhores soluções e tomar medidas que permitam eliminar os riscos não só é uma importante forma de prevenir acidentes, como também uma obrigação no cumprimento das leis propostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Os tipos de acessórios indicados variam de acordo com o tipo de atividade realizada e os riscos envolvidos, mas um fator é determinante na escolha dos materiais e das soluções adequadas: a garantia de qualidade e atendimento às normas.

O poliestireno expandido, também chamado de EPS Isopor®, é mundialmente utilizado na fabricação de equipamentos de proteção. Entenda as propriedades do material e como ele pode contribuir com a proteção da sua equipe e a prevenção de riscos do ambiente de trabalho!


Por que o EPS é um grande aliado da indústria de Equipamentos de Proteção Individual?


Famoso no segmento de embalagens, caixas térmicas, construção civil e no artesanato, o EPS Isopor® é conhecido por sua leveza, flexibilidade e capacidade de isolamento térmico. No entanto, essas características são aproveitadas em diversas outras aplicações, incluindo a fabricação de Equipamentos de Proteção Individual!

Com propriedades decisivas para o conforto e a durabilidade dos produtos, o material é cada vez mais aplicado em capacetes, por exemplo. Entre as principais vantagens do EPS Isopor® na fabricação de EPIs, estão:

•  Elevada resistência mecânica;

•  Alta durabilidade;

•  Melhor conforto térmico;

•  Baixa absorção de água;

•  Prevenção contra mofo e proliferação de microrganismos;

•  Leveza, sendo 98% composto de ar;

•  Flexibilidade de produção, com diferentes moldes e padrões;

•  Disponível em diferentes densidades;

•  Sustentabilidade, podendo ser 100% reciclável;

•  Conformidade com as normas técnicas.

O uso do poliestireno expandido na fabricação deste tipo de equipamento se destaca principalmente por se tratar de um material extremamente leve e com alto isolamento térmico, o que promove o conforto do colaborador ao mesmo tempo que garante a proteção contra choques mecânicos.

Isso é possível porque o EPS pode ser produzido com diferentes propriedades técnicas, incluindo a alta densidade, que está diretamente ligada ao nível de resistência do material. O EPS Isopor® de alta densidade, por exemplo, é utilizado para garantir firmeza e sustentação em grandes obras, incluindo construções de rodovias, pontes, diques, barragens, píeres flutuantes, estádios e auditórios, e é justamente essa performance que o material oferece para os itens de segurança, como capacetes.

Como você pôde ver, o EPS apresenta inúmeras propriedades, que atendem às necessidades de diferentes aplicações e normas. Para escolher o material apropriado para os seus Equipamentos de Proteção Individual, é indispensável contar com um fornecedor especializado e experiente neste segmento.

No Brasil desde 1998, a Knauf Isopor® construiu uma reputação de excelência, e um portfólio de soluções focado na proteção e inovação de diferentes segmentos industriais. A marca é integrante da Knauf Industries, subsidiária que conquistou a liderança mundial no processamento de EPS, com mais de 42 unidades de produção em diversos países.

A partir dessa experiência e expertise, os engenheiros da Knauf desenvolveram uma linha exclusiva de capacetes de EPS Isopor®, que garante a conformidade com todas as normas de segurança em vigor.

Agora que você já sabe como o EPS Isopor® pode contribuir neste quesito, conte com uma especialista para garantir os melhores resultados!

Todas as soluções da Knauf são feitas sob medida, com foco nas necessidades do setor e do fabricante. Entre em contato e saiba mais!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/curiosidades/isopor-equipamentos-protecao-individual

Ver todas