Abiquim 50 anos

Notícias

Termotécnica tem índices positivos em prevenção de acidentes em comparação à média nacional

28/04/2020

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Unidades de Manaus e Petrolina completam 5 anos sem acidentes e demais unidades estão muito abaixo do teto que é meta da OIT

Uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil no ranking da Você S.A. há seis anos e distinguida com o Prêmio Proteção Brasil 2019 pela atuação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a Termotécnica tem muito o que celebrar neste Dia Mundial da Segurança no Trabalho (28 de abril). A empresa vem mantendo os seus indicadores de afastamento do trabalho por acidentes e de severidade nas ocorrências dentro da meta da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Destaque para as unidades de Manaus (AM) e Petrolina (PE), que estão completando 5 anos sem acidentes, sendo que as demais unidades produtivas da empresa em Joinville (SC), São José dos Pinhais (PR) e Rio Claro (SP), vêm mantendo números baixos de ocorrências. Estes resultados são reflexo da excelência em gestão e da estratégia focada na cultura da qualidade, da segurança e da melhoria contínua adotada pela empresa. Desde 2012, indicadores de desempenho no Mapa Estratégico da companhia, desdobrados no BSC (Balanced Scorecard) medem não só o parâmetro de segurança, como também a satisfação dos colaboradores.

Por seus resultados em relação à prevenção de acidentes a Termotécnica tem sido reconhecida em inúmeras premiações. No ano passado, pela sexta vez consecutiva foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar de acordo com a Você SA e uma das empresas mais sustentáveis do país pela quarta vez no ranking do Guia Exame de Sustentabilidade, que também avalia as práticas de segurança.

Para atingir estes indicadores positivos, a empresa conta com CIPAs atuantes em todas as unidades, brigadas de combate a incêndio e um evento anual sobre o tema e que engaja todos os colaboradores: a Sipamaq (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade). Usando temas atuais e populares, as Sipamaqs da Termotécnica são realizadas com recursos e mão de obra internos e reforçam os cuidados e a prevenção no quesito segurança de maneira lúdica e interativa. “Uma CIPA com autonomia e autoridade para implementar ações é grande catalizadora da prevenção e quando seus membros se sentem valorizados a cultura da segurança é reforçada e atinge melhores resultados”, afirma a diretora de Operações da Termotécnica, Regina Zimmermann. O coordenador de Segurança da companhia, Josias Costa, complementa “o desempenho atingido em segurança e saúde é mérito de todos os funcionários e da forma diferenciada em fazer gestão na Termotécnica”.

Esse cuidado com o bem-estar dos seus colaboradores não é diferente no momento em que o país vive a pandemia por Covid-19.  A Termotécnica está adotando uma série de medidas de contenção do Coronavírus, como antecipação de férias para uma parcela dos colaboradores e trabalho em home office para o setor administrativo, além do afastamento de todas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

Para preservar a saúde dos colaboradores que permanecem na ativa, a Termotécnica implementou diversas medidas, em sintonia com as recomendações do Ministério da Saúde:
• Uso de máscara dupla camada
• Higienização constante dos ambientes
• Oferta de álcool gel em diversos locais
• Distanciamento individual
• Suspensão de viagens e visitas
• Proibição de aglomerações
• Revezamento e distanciamento no horário das refeições
• Reforço da comunicação interna com informações de prevenção
• Intensificação do atendimento médico


Com este conjunto de medidas, a empresa espera passar por este período turbulento preservando a saúde das pessoas e contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade. “Nosso cuidado primordial é com nossas pessoas. Quando falamos em cultura de segurança, falamos em cuidar uns dos outros e manter os colaboradores seguros, saudáveis e preparados para desempenhar suas funções, para que continuem tendo prazer e orgulho de trabalhar em nossa empresa”, destaca Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.

Ver todas