Abiquim 50 anos

Notícias

Origem do EPS Isopor®: Entenda como o material surgiu

20/04/2020

Origem do EPS Isopor®: Entenda como o material surgiu

O EPS Isopor® faz parte do nosso dia a dia. É usado em embalagens, na construção civil, na indústria automotiva e vários outros segmentos. Mas qual é a origem do Isopor®? Montamos esse conteúdo para responder a essa pergunta detalhadamente!

Primeiro, precisamos entender que o EPS Isopor® é uma marca registrada aqui no Brasil pela Knauf Isopor®, empresa alemã com mais de 80 anos de história e presente em 60 países, de todos os continentes.
 

Antes da origem do EPS Isopor®: A descoberta do poliestireno


O estireno, descoberto por Eduard Simon, em 1839 é uma resina proveniente da árvore-do-âmbar. Com o passar do tempo, Eduard percebeu que a resina engrossava e presumiu que isso acontecia devido a um processo de oxidação.

Anos mais tarde, em 1866, o químico Marcelin Berthelot identificou que a resina ficava mais espessa não por conta da oxidação, mas sim por um processo de polimerização. Para entender melhor esse fenômeno, cabe a explicação:

Monômero: São moléculas que formam as unidades básicas dos polímeros;

Polímero: É a junção de diversos monômeros;

Polimerização: É uma reação química que provoca a junção de um grande número de moléculas do(s) monômero(s), formando uma macromolécula.

Portanto, podemos concluir que o poliestireno é um polímero resultante desse processo de polimerização do monômero de estireno.

O poliestireno foi amplamente usado em processos de moldagem por injeção na primeira metade do século XX como uma nova solução industrial. Nesse período passou a ser utilizado pela guarda costeira dos Estados Unidos na produção de barcos e durante a Segunda Guerra Mundial foi um material de grande importância.
 

Poliestireno Expandido: A origem do EPS Isopor® como o conhecemos


O EPS Isopor® como conhecemos hoje em dia é o resultado da expansão do poliestireno. Essa expansão ocorre por meio do calor, semelhante ao milho de pipoca, que quando é aquecido aumenta de tamanho sem aumentar a sua massa. Aqui no Mundo Isopor®, temos uma explicação mais completa sobre como é feito o EPS Isopor®, confira.

Esse material, expandido, passou a ser fabricado em 1949 na Alemanha. Os químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz, por meio de diversos experimentos com o poliestireno, conseguiram produzir um novo tipo de material, dando origem ao EPS Isopor®.

Entre as principais características desse novo material, podemos destacar que o EPS Isopor® é extremamente leve, já que é 98% de ar composto de ar.

O EPS Isopor® com certeza mudou o mundo como o conhecemos! Faz parte das nossas vidas, das nossas profissões, do aprendizado das crianças na escola e até do churrasco no final de semana.

Além de tudo, é um material reciclável que pode contribuir amplamente com processos industriais e de construção civil sustentável. Aqui na Knauf, temos orgulho em trabalhar com uma matéria-prima que, ao longo da história, se tornou tão importante e necessária para o avanço da sociedade!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/curiosidades/origem-do-eps-isopor-entenda-como-o-material-surgiu

Ver todas