Abiquim 50 anos

Notícias

Dicas e ideias de artesanato com reciclagem

06/04/2020

Dicas e ideias de artesanato com reciclagem

Seja para garantir uma renda extra no fim do mês, presentear amigos e familiares, estabelecer projetos com foco na educação infantil, ou simplesmente por hobby, apostar no artesanato com reciclagem é uma ótima oportunidade para liberar a criatividade e reaproveitar materiais que chegaram ao fim de suas primeiras utilidades, mas ainda não precisam descartados!

Essa atitude colabora não só com os incentivos ao trabalho manual e à arte, como também contribui decisivamente para a redução dos resíduos sólidos. Agora, para garantir os melhores resultados no artesanato com reciclagem, algumas dicas de técnicas e materiais fazem toda a diferença. Aqui, nós te explicamos tudo certinho!
 

Artesanato com reciclagem: Melhores técnicas e materiais


O segredo para criar peças de artesanato com reciclagem é escolher os materiais certos, que possam se adaptar ao seu projeto com flexibilidade, sem deixar de proporcionar um bom acabamento. Caixas de leite, caixas de papelão, garrafas pet, garrafas de vidro, rolos de papel e, claro, o EPS Isopor® são alguns dos exemplos de recursos simples e práticos de manusear.

Além disso, é preciso se atentar às ferramentas e técnicas aplicadas, desde a forma como recorta e cola os seus produtos, até como reveste e colore cada objeto. No caso do EPS Isopor®, por exemplo, a cola quente pode danificar o material, assim, é indicado o uso da cola própria de poliestireno expandido (EPS) para conectar e estruturar as suas peças. Já na hora de cortar as placas de EPS Isopor®, por exemplo, prefira serrotes, fio quente ou ainda um bom estilete!

Quanto aos acabamentos, esse é o momento ideal para liberar a criatividade e inspiração, valendo utilizar tecidos, tintas, canetas permanentes, glitter, laços e tudo mais que tiver direito. Uma das vantagens que destacam o EPS Isopor® como um grande aliado do artesanato com reciclagem é justamente a capacidade de adaptação a praticamente todos os outros tipos de materiais, apresentando alta resistência e durabilidade.

Podem passar anos, dias de chuva e dias de sol, e o seu artesanato com EPS Isopor® continuará preservado, uma vez que o material não absorve mofo e umidade, é resistente a raios solares, além de 100% reciclável!

Quer saber mais sobre quais tipos de materiais você pode utilizar em seu projeto? Confira nosso artigo com todas as dicas: clique aqui!


Ideias de artesanato com reciclagem de EPS Isopor®


O artesanato sustentável é uma tendência em decorações para festas, presentes e enfeites para casas e escritórios, incorporando o conceito de que a mudança na forma como lidamos com nossos recursos hoje é decisiva para o futuro do planeta e da nossa sociedade.

O mercado está voltado para reciclar cada vez mais materiais e a arte plástica também impulsiona esse movimento, contribuindo com a conscientização e ressignificando o que antes seria considerado como lixo. Pequenos passos que podem fazer toda a diferença!

Nesse caminho, o EPS Isopor® se mostra um importante aliado, transformando não só a arte e o artesanato, como também a arquitetura e a construção civil. Para te ajudar com as referências e inspirações para o seu projeto, separamos alguns de nossos conteúdos exclusivos que trazem ideias de artesanato com reciclagem de EPS Isopor® para você fazer em casa!

Decoração com EPS Isopor®: 7 ideias simples e econômicas

5 Dicas de decoração de festa aniversário com EPS

6 Ideias de brinquedos reciclados de EPS Isopor®

5 Ideias de artesanato para o Dia das Mães

Arte em EPS Isopor®: Entrevista com artista plástico

Quer conferir ainda mais ideias? Veja a matéria completa do programa Hoje em Casa sobre o uso do EPS Isopor® como alternativa para outros materiais na arquitetura e decoração:Acesse aqui!

Caso você queira entender mais sobre a reciclagem de EPS e como você pode contribuir com esse processo, baixe gratuitamente nosso eBook sobre o tema!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/sustentabilidade/dicas-e-ideias-de-artesanato-com-reciclagem

Ver todas