Abiquim 50 anos

Notícias

Isolamento térmico: 3 materiais para melhores resultados

10/02/2020

Isolamento térmico: 3 materiais para melhores resultados

O isolamento térmico é um cuidado que impacta decisivamente na qualidade, durabilidade e economia de uma construção. No caso do Brasil, um país tropical que apresenta médias de temperatura elevadas na maior parte do ano, esse investimento é ainda mais importante.

Seja em obras comerciais ou residenciais, minimizar a absorção de temperaturas externas é indispensável tanto para o conforto e a saúde de quem fará uso dos ambientes, como para a redução dos gastos com acondicionamento térmico, a prevenção contra o mofo e a umidade, além da valorização do imóvel no mercado.

Com os materiais certos e procedimentos adequados, um sistema de isolamento térmico eficiente pode ser aplicado de forma mais ágil, segura e econômica, inclusive em construções já concluídas em alvenaria comum. Entenda o que considerar nesse processo para potencializar os resultados da sua obra!
 

A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico


A capacidade do isolamento térmico é expressa no baixo coeficiente de condutividade térmica (CTT). Quanto menor o coeficiente, melhor o resultado obtido pelo material. Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

O baixo índice de dissipação de calor desse material isolante possibilita maior conforto térmico e economia significativa com acondicionamento térmico. Além disso, o EPS se destaca nessa e outras aplicações da construção civil por unir eficiência, praticidade economia e sustentabilidade. 98% composto de ar, 100% reciclável, além de altamente resistente a impactos, mofo, umidade e radiação térmica, o poliestireno expandido garante proteção, leveza e durabilidade para as estruturas e os acabamentos da obra.

Agora, para garantir todas as vantagens desse material, é indispensável buscar fornecedores verdadeiramente confiáveis e capazes de te ajudar a atender às particularidades da sua construção. Nesse caminho, a Knauf Isopor® pode ser sua principal parceira, especializada nos desafios da construção civil!

Líder mundial no processamento de peças de EPS Isopor®, a Knauf apresenta um portfólio completo para as aplicações da engenharia e arquitetura, em conformidade com as principais normas e certificações de qualidade!
 

3 Materiais de EPS Isopor® ideais para isolamento térmico


1. Laje

Um elemento vital em isolamentos acústicos e térmicos, a laje estabelece uma importante barreira contra raios solares, a dissipação de som e calor, bem como o mofo e a umidade, atuando também na impermeabilização da obra.

As lajotas recortadas e moldadas de EPS Isopor® se mostram um material ideal para essas funções, apresentando uma ótima relação custo x benefício e resistência estrutural, além de logística e mão de obra simplificadas.

O Isofoam®, por exemplo, é um modelo de chapas pré-moldadas de alta densidade, prontas para a aplicação em lajes impermeabilizadas, dutos de refrigeração e tanques de água, facilitando inclusive a instalação de conduítes.
 

2. Forro

Além de decisiva para o conforto térmico da obra, a escolha de um forro adequado influencia diretamente na estética, na iluminação e na acústica dos ambientes, devendo considerar a proposta arquitetônica, o nível de exposição ao sol e a proporção dos espaços, entre outros fatores.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de forro de gesso, PVC, lã de vidro, lã de rocha, mineral, metal, bambu ou madeira. No entanto, muitas dessas opções não atendem com eficiência aos quesitos de isolamento térmico, resistência ao fogo e à umidade, economia, sustentabilidade, durabilidade, conservação e facilidade de instalação.

Os forros de EPS da Knauf Isopor® (Forroterm e Styroforro), por exemplo, são uma tendência em todos os tipos de obra, apresentando uma economia de até 150% em relação a outros materiais convencionais, além de reforçar a segurança e o desempenho da construção.
 

3. Telhas térmicas

Além de um importante elemento de um sistema de isolamento térmico, as telhas de qualidade desempenham um papel fundamental na construção de telhados resistentes e modernos, minimizando os riscos de enfrentar problemas futuros, como goteiras, infiltrações e manutenções constantes.

Para regiões que apresentam climas muito quentes, telhas claras ou de material altamente refletivos são as mais indicadas. Nesse quesito, a telha de zinco galvanizado com EPS Isopor®, por exemplo, une a propriedade do zinco de rebater as luzes solares e toda a capacidade de isolamento térmico do EPS Isopor®.

Recortada sob medida, esse modelo de telha sanduíche é formada por duas camadas externas de aço galvanizado e uma intermediária de poliestireno expandido, apresentam uma grande flexibilidade para diferentes projetos, além de serem compatíveis com qualquer tipo de acabamento!
 

Torne-se um especialista em isolamento térmico!


Agora que você já conhece 3 dos principais componentes de um sistema de isolamento térmico eficiente, chegou a hora de compreender o melhor passo a passo para aplicar esse conhecimento à prática!

Contar com as técnicas e dicas certas de instalação faz toda a diferença no resultado final da sua obra. E foi pensando nisso que desenvolvemos um eBook completo e exclusivo sobre todo esse processo.

Baixe gratuitamente nosso guia de isolamento térmico para todos os tipos de construção, com todo o passo a passo, pontos de atenção e muitas outras dicas sobre os melhores materiais e técnicas para o seu sistema de isolamento térmico!

 

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Blog Mundo Isopor: https://www.mundoisopor.com.br/curiosidades/isolamento-termico-3-materiais-para-melhores-resultados

Ver todas