Abiquim 50 anos

Notícias

Na Fruit Logistica Berlin, Termotécnica fechou acordo com importadores russos para acondicionar lotes de limão Tahiti produzidos no Brasil

07/02/2020

Além da Rússia, companhia estreitou relacionamento com importadores da Holanda, França e Espanha e traders do Brasil e da Argentina para exportação das frutas premium nas conservadoras FarmFresh

A estratégia da Termotécnica para ampliar a participação nos mercados externos, com o lançamento da marca internacional FarmFresh  para a linha de conservadoras de frutas, legumes e verduras (FLV), já deu seus “primeiros frutos”. Na Fruit Logistica 2020, que aconteceu esta semana, de 5 a 7 de fevereiro, em Berlim, Alemanha, a companhia  fechou uma parceria com importadores da Rússia para acondicionar os lotes de limão Tahiti produzidos no Brasil.

De acordo com a gerente de Inovação da Termotécnica, Thaize Schmitz, os comerciantes russos buscaram nas soluções FarmFresh a garantia de que as frutas importadas do Brasil suportem a longa jornada de transporte e cheguem em perfeito estado de conservação e frescor ao mercado daquele país. “As nossas soluções pós-colheita também valorizam e são um grande ativo para os produtores das frutas brasileiras, pois garantem que elas sejam acondicionadas, transportadas, entregues e expostas aos seus clientes em diversos países com a mesma qualidade, frescor e cuidado do processo de cultivo e colheita.”

A gerente de Inovação da Termotécnica, Thaize Schmitz, com executivos da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do Brasil.
A gerente de Inovação da Termotécnica, Thaize Schmitz, com executivos da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do Brasil.


No maior evento mundial de produtos frescos, as conservadoras FarmFresh tiveram grande exposição. Foram utilizadas pelos produtores de frutas para exportação, para apresentação de seus produtos, como mamão, manga, limão, abacate e uva, no Pavilhão Brasil da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados). Entre eles, a COOPA - Cooperativa Agrícola de Petrolina, a ItaCitrus, a Sebastião da Manga e a Forever5.



Além da Rússia, a Termotécnica estreitou relacionamento com importadores da Holanda, França e Espanha e traders do Brasil e da Argentina para exportação das frutas premium acondicionadas e transportadas nas conservadoras FarmFresh. O objetivo destes contatos e reuniões é desenvolver, em conjunto com fruticultores parceiros do Brasil, o atendimento aos mercados destes países e também da Inglaterra.

Buscando sempre a inovação e a diversificação de segmentos de atuação para suas soluções em EPS, a Termotécnica aproveitou os contatos na feira de Berlim para aprofundar conhecimentos e parcerias em tecnologias de ponta para controle e monitoramento de frio.
 

Inovação e Tecnologia pela Sustentabilidade
 

As soluções FarmFresh reforçam o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens inovadoras, ativas e sustentáveis. O EPS é um material 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. O seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

No ano passado, às vésperas de iniciar o fornecimento de embalagens para a exportação de frutas –, um dos produtos de maior valor agregado do agronegócio brasileiro –, a Termotécnica também reforçou suas parcerias com as empresas do Global Packaging Alliance, formada por dezenas de fornecedores que garantem a reciclagem de embalagens de EPS em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Estados Unidos.

No Brasil, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – ou seja, 1/3 de todo o material consumido no país.

Além da parceria próxima com os produtores e agentes de toda a cadeia logística, a Termotécnica amplia também o trabalho com os varejistas para aderirem ao Reciclar EPS e disponibilizarem ao consumidor final pontos de recolhimento para reciclagem deste material.

Com as soluções pós-colheita a Termotécnica contribui com ODS 12 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) que tem a meta de cortar pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento.

 

Sobre a Fruit Logistica Berlin

 


Uma foto geral do Pavilhão Brasil da Abrafrutas e dos fruticultores brasileiros que expuseram neste espaço suas frutas tipo exportação nas conservadoras FarmFresh da Termotécnica


Maior evento do comércio internacional de produtos frescos, todos os anos, a feira reúne 3.200 expositores e 78.000 visitantes de negócios. Cobre todos os setores do negócio de produtos frescos e fornece uma imagem completa das últimas inovações, produtos e serviços em todos os elos da cadeia de suprimentos internacional.
 

Sobre a Termotécnica


Aos 58 anos, a Termotécnica é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Guia Exame 2019. Empreendedora, produz desde soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas até itens para Construção Civil. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR) e Pirabeiraba (SC).

 

Ver todas