NOTÍCIAS

Cerimônia de entrega do Prêmio Fritz Muller encerra um ano de importantes realizações para a Termotécnica

Companhia foi reconhecida nacional e internacionalmente em 2019 nas áreas de inovação, sustentabilidade, gestão de pessoas e gestão da qualidade

A cerimônia de entrega do 21º Prêmio Fritz Muller na noite desta quarta-feira, em Florianópolis, coroa um ano de muitas realizações para a Termotécnica, que foi reconhecida no país e no mundo em 2019 nas áreas de inovação, sustentabilidade, gestão de pessoas e gestão da qualidade. O Prêmio Fritz Muller é uma realização do IMA (Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) para incentivar e reconhecer as ações de empresas e entidades em prol do meio ambiente. Conquistando pela segunda vez essa premiação, nesta edição a Termotécnica foi campeã na categoria Controle da Poluição Atmosférica, com o case “Energia Renovável expandindo a sustentabilidade”, pela substituição da matriz energética na caldeira da fábrica em Joinville.

2019 já iniciou com uma conquista internacional para a Termotécnica recebendo o Prêmio WorldStar 2019, em maio, em Praga, capital da República Tcheca. Uma das mais importantes premiações do mercado de embalagens, o WorldStar é promovido pela World Packaging Organisation, entidade que reúne associações de embalagens de todo o mundo. Concorrendo com outras 319 soluções de 35 países, a conservadora DaColheita da Termotécnica para cumbucas de frutas venceu em duas categorias: Food e Save Food. Esta última está alinhada à iniciativa da ONU, da qual a Termotécnica é signatária, para combater o desperdício de alimentos.

Em julho foi a vez de comemorar a conquista do Prêmio Proteção Brasil 2019 na categoria Atuação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com o case “Processo de valorização e melhoria contínua na atuação da CIPA”. Premiada também em 2016, a cultura da segurança, da qualidade e da melhoria contínua faz parte da estratégia da empresa. Desde 2012 consta no Mapa Estratégico da companhia e é desdobrada no BSC (Balanced Scorecard) por meio de indicadores de desempenho que medem não só o parâmetro de segurança, como também a satisfação dos colaboradores.

Em outubro, a companhia recebeu o Prêmio Catarinense da Excelência 2019 no nível III com o Troféu Prata, alcançando os 500 pontos. O prêmio segue os fundamentos do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) – metodologia do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A Termotécnica tem uma gestão consolidada e uma cultura da qualidade e da melhoria contínua, com sistemáticas estruturadas em diversas áreas e forte engajamento de todo o grupo na busca pelo aperfeiçoamento. Desde 2015, quando estreou no Prêmio Catarinense de Excelência com a conquista do Troféu Bronze, também no nível III, a Termotécnica mantém a Comissão do MEG, grupo de trabalho formado por colaboradores de diversos níveis e setores que têm suas rotinas relacionadas ao tema e é responsável, entre outros, pela elaboração do Relatório de Gestão da empresa.
 

Novembro foi um mês de muitas celebrações para a Termotécnica. Pela sexta edição consecutiva integrou o prestigioso ranking “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar”, da Você S/A. Os pontos fortes da Termotécnica evidenciados na matéria da Você S/A foram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que é levado muito a sério pela diretoria e pelas lideranças, para que todos os colaboradores não ultrapassem a carga horária. Destaque também para o investimento na qualificação dos gestores não apenas nas competências técnicas exigidas em suas respectivas áreas, mas em aspectos comportamentais como Liderança de Equipe e Relacionamento Interpessoal. Tudo isso contribui para o clima de respeito e camaradagem que é uma marca da cultura organizacional da nossa empresa.

Pelo quarto ano - e segunda edição consecutiva -, a Termotécnica está no ranking das empresas mais sustentáveis do país. Com o título “ADEUS AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NAS FÁBRICAS” o Guia Exame de Sustentabilidade 2019  evidenciou a substituição da matriz energética da Termotécnica, de combustível derivado de petróleo por biomassa. Com isso, agora 100% da fonte energética nas cinco unidades é renovável. A Termotécnica obteve nota acima da média e os maiores índices de avaliação foram registrados nos indicadores-chave “Governança da Sustentabilidade” e “Relação com Clientes”.
 

Presidente da Termotécnica recebe homenagem da Abiplast
 

O protagonismo do presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, à frente da companhia, que é uma das maiores transformadoras de EPS da América Latina, presidindo o Simpesc (Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina) e com participação ativa em entidades empresariais e do setor em Santa Catarina e no Brasil também foi reconhecido neste ano. Por levar a bandeira da sustentabilidade e de uma gestão participativa, inovadora e de excelência, Albano foi um dos quatro homenageados da 36ª edição do Encontro Nacional do Plástico realizado pela Abiplast (Associação Brasileira da Indústria de Plástico).

O presidente da Termotécnica também foi o empresário retratado no perfil da edição de novembro da Revista Indústria e Competitividade da FIESC (Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina) com o título “Ele faz a economia circular”.

 

Ver todas